“Não tem jeito melhor de realizar as atividades de espanhol”: a criação, implementação e análise de uma WebQuest(WQ) para o ensino e a aprendizagem de língua espanhola no ensino médio.
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Date
2022-03-15Primeiro membro da banca
Fialho, Vanessa Ribas
Segundo membro da banca
Canto, Camila Gonçalves do Santos do
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A WebQuest (WQ) consiste em uma metodologia de cunho investigativo, em que o
objetivo é transformar informações reunidas na internet em conhecimento, por meio
de tarefas a serem realizadas. A metodologia surgiu em 1995, em um curso de
capacitação ministrado pelo professor Bernie Dodge, da Universidade de San Diego,
e, desde então, muitos estudos nas mais diversas áreas do conhecimento começaram
a ganhar forças e, no ensino de Línguas, não foi diferente. Por isso, o presente
trabalho teve como objetivo criar, implementar e analisar uma WQ para o ensino e a
aprendizagem de Língua Espanhola como Língua Adicional no contexto da Educação
Básica e apresenta os resultados da pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-
Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede (PPGTER), linha de pesquisa de
Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais em Rede (LP1), da Universidade
Federal de Santa Maria (UFSM). Para isso, foi realizada uma pesquisa de cunho
qualitativo, com elementos quantitativos, em uma turma de 3º ano do Ensino Médio,
em uma escola pública da periferia de Santana do Livramento – RS, a partir dos
pressupostos teóricos da pesquisa-ação (TRIPP, 2015). Como instrumentos para a
coletas dos dados, foram utilizados: a) questionário socioeconômico; b) notas de
campo e; c) questionário Pós-WQ. Além disso, para embasar a presente pesquisa, foi
utilizada a concepção de WQ de Dodge (1995) e Barato (2004), além de estudos sobre
o ensino e a aprendizagem de Línguas mediadas pelas Novas Tecnologias Digitais
de Informação e Comunicação (NTDICs) de Moran (2017), Paiva (2018) e Leffa
(2020), bem como as ideias da Pedagogia de Projetos (PP) de Leite (2008) e a Teoria
Sociointeracionista de Vygotsky (1970), para a criação da WQ. Para a análise dos
resultados, optou-se pela Análise de Conteúdo de Bardin (1977) e, a partir dessa
análise, pode-se observar que a metodologia contribuiu de maneira significativa nas
aulas em que foi utilizada, não só promovendo o engajamento por parte dos alunos,
mas também a aprendizagem da língua, bem como discussões pertinentes ao tema
trabalhado. Além disso, com a criação da WQ Las profesiones como produto
pedagógico, exigência de um mestrado profissional, espero poder contribuir com os
demais colegas professores de Língua Espanhola na hora de realizar uma atividade
utilizando a metodologia.
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