Formação de educadores de ciências da EJA: possibilidades e desafios da articulação Freire-CTS-Andragogia
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Fecha
2022-03-22Primeiro membro da banca
Paniz, Catiane Mazocco
Segundo membro da banca
Lambach, Marcelo
Terceiro membro da banca
Lindemann, Renata Hernandez
Quarto membro da banca
Hunsche, Sandra
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
O presente trabalho buscou investigar as possibilidades e os desafios que um processo
formativo fundamentado nos princípios Freire-CTS-Andragogia apresenta aos
conhecimentos e ás práticas de educadores da área das Ciências da Natureza que atuam
na EJA? Nesta caminhada, apresenta-se, inicialmente, um olhar às produções que
contemplam tais pressupostos em seus conteúdos, a partir da análise realizada em atas de
eventos e portais de teses e dissertações, sinalizando o que e como vêm sendo produzidos
tais aspectos. Posteriormente, apresentam-se os encaminhamentos dos referenciais
teóricos que balizaram o planejamento e a implementação do processo formativo. A
pesquisa desenvolvida é Pesquisa Participante (PP) com cunho qualitativo, em que o
processo formativo foi implementado com educadores da área de Ciências da Natureza
que atuam na EJA, em uma escola pública no município de Caçapava do Sul, a partir da
dinâmica dos Três Momentos Pedagógicos como estruturantes de currículos críticos. O
Estudo da Realidade propiciou que os planejamentos fossem estruturados a partir da
seguinte questão geradora: Como promover a geração de empregos e melhorias na saúde
pública do município de Caçapava do Sul? As unidades temáticas discutidas nas aulas
compreendem: Saúde e Pandemia, Pontos Turísticos e Geoparque e Mineração. A análise
ocorreu a partir da Análise Textual Discursiva (ATD), através de categorias emergentes
ao processo. Dentre os resultados, sinaliza-se para a relevância e a complementaridade
que as articulações em torno dos pressupostos teóricos Freire-CTS-Andragogia
trouxeram aos conhecimentos e práticas dos sujeitos educadores, de modo que estas
criaram caminhos para a construção de uma reorganização curricular para o Ensino de
Ciências na EJA a partir de um Estudo da Realidade. Apresentam-se, também,
importantes considerações que permearam o desenvolvimento desta pesquisa no contexto
emergente de uma época pandêmica e que trouxe desafios neste caminhar, mas que tece
importantes reflexões e contribuições ao que refere-se o Ensino de Ciências da EJA.
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