Formação de educadores de ciências da EJA: possibilidades e desafios da articulação Freire-CTS-Andragogia
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Data
2022-03-22Primeiro membro da banca
Paniz, Catiane Mazocco
Segundo membro da banca
Lambach, Marcelo
Terceiro membro da banca
Lindemann, Renata Hernandez
Quarto membro da banca
Hunsche, Sandra
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente trabalho buscou investigar as possibilidades e os desafios que um processo
formativo fundamentado nos princípios Freire-CTS-Andragogia apresenta aos
conhecimentos e ás práticas de educadores da área das Ciências da Natureza que atuam
na EJA? Nesta caminhada, apresenta-se, inicialmente, um olhar às produções que
contemplam tais pressupostos em seus conteúdos, a partir da análise realizada em atas de
eventos e portais de teses e dissertações, sinalizando o que e como vêm sendo produzidos
tais aspectos. Posteriormente, apresentam-se os encaminhamentos dos referenciais
teóricos que balizaram o planejamento e a implementação do processo formativo. A
pesquisa desenvolvida é Pesquisa Participante (PP) com cunho qualitativo, em que o
processo formativo foi implementado com educadores da área de Ciências da Natureza
que atuam na EJA, em uma escola pública no município de Caçapava do Sul, a partir da
dinâmica dos Três Momentos Pedagógicos como estruturantes de currículos críticos. O
Estudo da Realidade propiciou que os planejamentos fossem estruturados a partir da
seguinte questão geradora: Como promover a geração de empregos e melhorias na saúde
pública do município de Caçapava do Sul? As unidades temáticas discutidas nas aulas
compreendem: Saúde e Pandemia, Pontos Turísticos e Geoparque e Mineração. A análise
ocorreu a partir da Análise Textual Discursiva (ATD), através de categorias emergentes
ao processo. Dentre os resultados, sinaliza-se para a relevância e a complementaridade
que as articulações em torno dos pressupostos teóricos Freire-CTS-Andragogia
trouxeram aos conhecimentos e práticas dos sujeitos educadores, de modo que estas
criaram caminhos para a construção de uma reorganização curricular para o Ensino de
Ciências na EJA a partir de um Estudo da Realidade. Apresentam-se, também,
importantes considerações que permearam o desenvolvimento desta pesquisa no contexto
emergente de uma época pandêmica e que trouxe desafios neste caminhar, mas que tece
importantes reflexões e contribuições ao que refere-se o Ensino de Ciências da EJA.
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