Práticas de educação especial no contexto educacional inclusivo no município de Santa Maria/RS
Abstract
A emergência de políticas de inclusão escolar tem apresentado à escola desafios para organização de suas práticas. Considerando que cada sistema escolar possui características e condições específicas para a implementação dos princípios legais que amparam as ações inclusivas, apresenta-se a presente pesquisa a qual foi desenvolvida para a elaboração de um Trabalho Final de Graduação do Curso de Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria/RS. Seu objetivo era o de compreender como está organizada a gestão das práticas de Educação Especial no contexto da educação inclusiva no município de Santa Maria - RS. O estudo organizou-se metodologicamente a partir da análise de documentos legais que amparam as ações da Educação Especial no município e também da análise de uma entrevista realizada com uma representante da Secretaria de Município da Educação - SMEd. Tais dados, foram analisados a partir de autores que tomam a educação inclusiva como objeto de suas pesquisas, entre eles Garcia, Baptista, Prieto, Capellini, Mittler, Acorsi e Rech, aos quais possibilitaram a compreensão das ações do município com vistas à identificação do que pode potencializar as práticas que nele são desenvolvidas. Percebeu-se que o município atualmente encontra desafios, mas ao mesmo passo em que a Secretaria visualiza-os, planeja ações e propostas com o intuito de que eles venham a ser superados. Constata-se que as práticas que vem se desenvolvendo no município vem se operando de forma satisfatória pelo fato de existir um movimento pela busca do fortalecimento do trabalho que já vem sendo realizado.