Álgebra do ensino superior versus da escola básica: uma visão dos acadêmicos da Licenciatura em Matemática
View/ Open
Date
2022-01-31Primeiro membro da banca
Tonet, Luciane Gobbi
Segundo membro da banca
Chaves, Rodolfo
Metadata
Show full item recordAbstract
O presente trabalho é um estudo de caso, qualitativo, que tem como objetivo pesquisar a respeito da relevância dos conteúdos das disciplinas que abordam anéis e grupos no curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Santa Maria para a formação do professor na visão dos acadêmicos e egressos do curso. A justificativa para tal pesquisa deve-se à elevada taxa de reprovação nessas disciplinas, mesmo tendo sido feitas modificações ao longo dos anos. Para cumprir o objetivo efetuou-se um levantamento de pesquisas no Catálogo de Teses e Dissertações e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Também foram analisadas as ementas das disciplinas que abordam anéis e grupos do curso de Matemática Licenciatura da Universidade Federal de Santa Maria, disponíveis no portal do ementário da instituição. A partir do levantamento e da análise elaborou-se um questionário para ser aplicado aos acadêmicos e egressos do curso de Matemática Licenciatura dessa universidade. Os dados foram analisados por meio da Análise de Conteúdo de Bardin. Assim, foi possível observar que a maioria dos sujeitos considera a Álgebra Abstrata importante para a formação do Licenciando em Matemática e consegue ver relações com conteúdo da Educação Básica. Porém, questionam a forma que a disciplina aborda o conteúdo, pois quando matriculados na disciplina poucos tiveram contato com esta relação.
Collections
The following license files are associated with this item: