TCC Sistemas de Informação: Envíos recientes
Mostrando ítems 1-20 de 27
-
Plataforma de análise de dados e gestão para melhoria da distribuição de energia elétrica
(2024-08-21)Este trabalho visa demonstrar como uma plataforma de gestão e análise de dados de energia pode melhorar a eficiência operacional das empresas de distribuição de energia elétrica que a adotarem no competitivo mercado livre ... -
Detecção automática não invasiva de dados biométricos para peixes através de inteligência artificial
(2024-08-20)O avanço da computação, incluindo o aprendizado de máquina, proporcionou a possibilidade de otimizar e minimizar consequências do processo de biometria de peixes, mantendo a eficiência do processo e otimizando o manuseio, ... -
A software architecture for integrating a conversational interface based on large language models in a dairy farming management system
(2024-08-20)The integration of conversational interfaces powered by Large Language Models (LLMs) is a transformative opportunity in modern computing. In this vein, this work presents a software architecture that aims to integrate a ... -
Risco em jogo: um jogo de tabuleiro para o ensino-aprendizagem em gerência de projetos de software
(2024-08-18)A gestão eficaz de riscos em projetos de software é essencial para o sucesso e continuidade das iniciativas de desenvolvimento. Em um contexto onde métodos tradicionais de ensino são cada vez mais desafiados pela necessidade ... -
Escape room digital: promovendo o pensamento computacional na educação
(2024-08-17)A presença da tecnologia na vida cotidiana e no ambiente educacional é cada vez mais perceptível. Esse fenômeno exige que as instituições educacionais se adaptem às novas tendências, preparando cidadãos mais conscientes e ... -
Software de criação de histórias para o jogo "Os aventureiros da Vila Belga"
(2024-08-15)Tendo em vista o projeto de Apropriação da Identidade Cultural do Distrito Histórico de Santa Maria por Meio de um Boardgame Híbrido, foi criado um role-playing game (RPG) para ser levado às escolas da região. O jogo traz ... -
Estratégias pedagógicas e recursos educacionais para o ensino de computação para alunos com deficiência visual: uma revisão sistemática de literatura
(2024-08-16)Este trabalho aborda as principais estratégias pedagógicas e recursos educacionais utilizados no ensino de computação para alunos com deficiência visual, por meio de uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL). O objetivo ... -
Aplicação de game learning analytics em um jogo educacional
(2024-08-16)A utilização de tecnologias educacionais avançadas para melhorar o processo de ensino e aprendizagem tem se tornado cada vez mais relevante. Com isso, o aumento da adoção de jogos na educação, gerando um forte aumento no ... -
Plataforma web institucional para exposição e valorização de projetos desenvolvidos por estudantes em cursos superiores em computação
(2024-08-06)Cursos superiores na área de Computação e Tecnologias da Informação têm se mostrado atraentes para quem procura uma graduação. Porém, mesmo com a alta procura, esta área de tecnologia tem desafios que frequentemente levam ... -
Implementação e integração de uma arquitetura de software para simulações de propagação de doenças em animais
(2024-08-08)Os sistemas de previsão de propagação de doenças têm se destacado, especialmente após a pandemia de COVID-19. Eles são ferramentas valiosas para controlar a disseminação de doenças infecciosas e otimizar a alocação de ... -
Gerenciamento de riscos em projetos de software: uma revisão sistemática da literatura
(2024-01-17)O gerenciamento de riscos em projetos de software desempenha um papel crucial para os gerentes de projetos. Os riscos, considerados como eventos indesejados, têm o potencial de ameaçar o sucesso do projeto, a qualidade do ... -
Time Explorer: plataforma digital para criação de jogos de linhas do tempo educacionais
(2023-12-21)O avanço tecnológico é um fato inegável, principalmente quando o assunto é em relação ao entretenimento. É notável que a cada ano que passa os jogos eletrônicos ganham mais e mais popularidade entre os jovens e mais velhos. ... -
Maquete comandada por uma interface web como ferramenta educacional
(2023-12-11)A Internet das Coisas (IoT), com seus dispositivos e serviços conectados, está cada vez mais popular, mas ainda apresenta muitos desafios até a sua total implantação. No que tange o ensino, as escolas e os educadores ... -
Uniconecta: plataforma web gamificada para auxiliar na colaboração entre estudantes
(2023-12-18)As formas de interação e troca de conhecimento vêm mudando e se adequando às necessidades humanas. Atualmente, são utilizadas diversas ferramentas de colaboração para que estudantes possam interagir, dado que as mesmas ... -
Geração procedural de inimigos adaptativos em jogos utilizando algoritmos genéticos
(2023-07-24)Algoritmos para geração procedural de conteúdo são utilizados extensivamente pela indústria de jogos, servindo para aumentar a vida útil do produto e proporcionar uma melhor experiência para o usuário. No entanto, a geração ... -
Desenvolvimento de uma interface web para comandar robô
(2023-07-25)O avanço da tecnologia tem revolucionado a sociedade, abrindo novas oportunidades para o uso da robótica como uma ferramenta de aprendizado e conhecimento. Além de engajar as pessoas, a robótica desenvolve habilidades ... -
Roteiro para melhoria da usabilidade e acessibilidade na web
(2023-07-19)A internet é amplamente utilizada por mais de 5 bilhões de pessoas em todo o mundo, representando mais de 60% da população global. Para garantir uma experiência satisfatória a todos os usuários, é crucial adotar princípios ... -
Geração de código em Google Apps Script para desenvolvimento rápido de API's Web a partir de dados em nuvem
(2023-07-24)Grande parte da demanda atual de software tem a forma de aplicações web, que se estruturam em torno de APIs (Application Programming Interfaces) para acesso a dados. Nesta área, também é tendência o consumo de dados e ... -
Desenvolvimento de sistema para auxiliar na inclusão digital de professores
(2023-03-08)Tecnologias estão sendo cada vez mais empregadas nas práticas pedagógicas ao longo dos anos. Diante do cenário mundial que se iniciou em 2020, com o início da pandemia da COVID-19, que trouxe a urgência de todos se adequarem ... -
Desenvolvimento de um rastreador utilizando dispositivos IoT e integração com mapas
(2023-02-01)Atualmente a Internet interliga a tudo e a todos, conectando não apenas computadores e smartphones, mas também com dispositivos do cotidiano, recebendo por isso a denominação de Internet das Coisas. Essa evolução possibilitou ...