Estratégias de visibilidade e de legitimação no ambiente da ecologia midiática: o ethos discursivo do professor universitário youtuber
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Data
2021-03-29Primeiro membro da banca
Corrêa, Elizabeth Nicolau Saad
Segundo membro da banca
Carvalho, Luciana Menezes
Terceiro membro da banca
Belochio, Vivian de Carvalho
Quarto membro da banca
Borelli, Viviane
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Com a atual crise de legitimidade das grandes narrativas da modernidade (LYOTARD, 2015 [1979]) em que se observa a reorganização de valores e tradições seculares bem como a fusão da esfera pública e privada, sujeitos enunciadores como professores universitários, buscam midiatizar, visibilizar e legitimar a si mesmos no ambiente digital, de forma a se integrar no atual processo de midiatização profunda da sociedade (COULDRY; HEPP, 2017). Aliado a isso, temos o crescente individualismo que se manifesta no ambiente ecológico midiático digital (SCOLARI, 2015) caracterizado pela personalização, datificação e digitalização de práticas sociais. Considerando este contexto, esta tese analisa os casos dos docentes universitários – Christian Dunker e Luiz Felipe Pondé - que estão ressignificando o ethos discursivo do professor universitário a partir da construção de estratégias de visibilidade e de legitimação no Youtube. Portanto, a Universidade, representada pelos sujeitos enunciadores e entendida como uma comunidade do saber (BARICHELLO, 2001), se vê diante de novas práticas e experimentações. Tal perspectiva leva às problemáticas assim elaboradas: Quais são as estratégias de visibilidade e de legitimação engendradas pelos professores universitários Youtubers no Youtube? Considerando o olhar ecológico sobre a construção dessas estratégias, como se manifesta o ethos discursivo praticado pelos professores universitários Youtubers no Youtube? Quais as possíveis implicações da construção do ethos discursivo na relação com a instituição Universidade? A hipótese central é de está em curso uma ressignificação do ethos de professor universitário na atualidade, a partir de novos contornos baseados nas noções de projeto (HAN, 2018) e marca (SEMPRINI, 2015) através da apropriação do Youtube. Metodologicamente optamos pela análise discursiva com base nos pressupostos de Maingueneau, para o estudo do ethos discursivo, cenografia e performance midiática (GOFFMAN, 2007 [1959]; 2010 [1963]) dos professores. A mídia social digital Youtube, entendida como dispositivo estratégico (SBARDELOTTO, 2016) (BORELLI, 2010), é visualizada através dos aspectos sócio-técnicos-simbólicos. Com a investigação, constatou-se que o ethos de professor universitário Youtuber é manifestado baseado no desejo de midiatizar, visibilizar e legitimar a si enquanto empreendedor social e não como professor universitário. Enquanto Pondé se consolida enquanto marca com articulação de uma narrativa transmidiática, Dunker mobiliza a narrativa multiplataforma para se projetar no Youtube. A invisibilidade acadêmica e a falta de reconhecimento são pontos centrais para a formação do ethos efetivo. Neste sentido, a Universidade também necessita se midiatizar, visibilizar e legitimar para garantir a permanência e importância na atualidade, por meio da humanização da marca que poderia contar com o auxílio de quem a representa: os professores universitários.
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