Comunicação, educação e interação: a mediação de tecnologias audiovisuais interativas
View/ Open
Date
2021-07-28Primeiro coorientador
Stevens, Leandro
Primeiro membro da banca
Consani, Marciel Aparecido
Segundo membro da banca
Singo, Felisberto Felix
Terceiro membro da banca
Moraes, Claudia Herte de
Quarto membro da banca
Martini, Rafael Gue
Metadata
Show full item recordAbstract
Moçambique tem registrado um crescimento notável da comunidade acadêmica nos últimos tempos. Mas esses elevados números não são diretamente proporcionais ao nível da qualidade de ensino. Este estudo é proposto em consonância com a necessidade de aprimorar essa qualidade, apoiando-se na centralidade que a linguagem audiovisual tem tido em ambientes de aprendizagem presencial e na web. E objetivando-se a explorar o potencial da mediação tecnológica corporizada pelo uso do audiovisual interativo, como uma linguagem e metodologia que pode contribuir com a melhoria da qualidade do processo de ensino e aprendizagem no sistema público do país. Para tanto, fez-se um estudo teórico da relação entre comunicação, educação e mediação de tecnologias audiovisuais interativas, seguida de uma análise de série de vídeos interativos para identificar e comprender as especificidades de interação. Constatou-se que a exploração de toda potencialidade desse dispositivo midiático e tecnológico se dá de forma bastante limitada. Entre as causas disso, está a complexidade da sua criação, que requer bastante criatividade, tempo disponível, equipe de trabalho e recursos materiais para efetivar até as opções interativas mais básicas. Diante dessa constatação, com o propósito de dar uma contribuição prática à Universidade Pedagógica de Maputo, a partir do conhecimento adquirido durante a pesquisa, desenvolveu-se uma proposta de formação educomunicativa de futuros professores e professoras para uso, apropriação e produção da linguagem audiovisual interativa como instrumento didático com potencial de inovação, inclusão e participação nas práticas pedagógicas.
Collections
The following license files are associated with this item: