O processo de desterritorialização das escolas no campo em Restinga Sêca - RS
View/ Open
Date
2022-06-14Primeiro membro da banca
David, César de
Segundo membro da banca
Antunes, Helenise Sangoi
Terceiro membro da banca
Cancelier, Janete Webler
Quarto membro da banca
Souza, Maria Antônia de
Quinto membro da banca
Zimmermann, Angelita
Metadata
Show full item recordAbstract
Desterritorializar é desfazer, destruir, retirar o que estava posto. O fechamento de Escolas no Campo de Restinga Sêca-RS desconstituiu uma territorialização, escolas que foram construídas, pessoas que habitavam o campo, para, então, direcioná-las para outros territórios, quase sempre o urbano. Porém, as escolas não foram reterritorializadas nas cidades de maneira satisfatória. O agronegócio se atém à concentração das terras, efetuando a monocultura, então desfaz o local, o espaço, as escolas, mas, com muita persistência e resistência, permanecem sete no campo do município em estudo. Isto posto, destacamos que esta pesquisa tem, como objetivo geral, compreender o processo de desterritorialização impulsionado pelo agronegócio das escolas no campo no município de Restinga Sêca-RS e sua interface com a desterritorialização das comunidades rurais; e, como objetivos específicos: identificar as escolas territorializadas no município de Restinga Sêca desde antes de sua emancipação e, após esta, os atos administrativos municipais em que se inicia o processo da desconstituição das escolas; comprovar que a agricultura moderna, ampliada pelo agronegócio, vem desterritorializando comunidades, e em especial, as escolas do campo, e que a resistência se apresenta de forma constante; reconhecer a importância das escolas ativas no campo de Restinga Sêca e as interfaces na resistência ao não fechamento das escolas; e apresentar a desterritorialização das escolas do campo de Restinga Sêca-RS e as suas consequências às escolas e comunidades do campo e da cidade. Para isso, utilizamos o método Materialismo Histórico Dialético. Uma pesquisa de campo em que utilizamos instrumentos como documentação e arquivo da prefeitura de Restinga Sêca-RS; acervo de bibliotecas; mapas; internet; depoimentos; viagens de estudos; e entrevistas não diretivas com a participação da Secretaria Municipal de Educação de Restinga Sêca, comunidades circunvizinhas das escolas desativadas, professoras e egressos dessas escolas. Destacamos como resultado que, das 63 escolas municipais estabelecidas no campo de Restinga Sêca-RS, 56 foram Desterritorializadas e, com elas, as comunidades acompanharam o mesmo processo. Salientamos que a desterritorialização das escolas no campo advém ainda dos anos de 1960, anos em que o êxodo rural começou a se efetivar, sendo que o fechamento das escolas se efetuou em maior quantidade nos anos 90. Em suma, construiu-se, mesmo sendo escolas rurais, educação rural, povoou-se o campo de Restinga Sêca, mas, através da chamada agricultura moderna, neste município, o êxodo rural foi acentuado e muitas escolas desterritorializadas.
Collections
The following license files are associated with this item: