A formação continuada de professoras e suas implicações na qualidade da prática pedagógica da educação infantil: um estudo em uma escola da rede municipal na rede municipal de Santa Maria/RS de 2016 a 2020
View/ Open
Date
2021-06-16Primeiro membro da banca
Flores, Maria Luiza Rodrigues
Segundo membro da banca
Lima, Graziela Escandiel de
Metadata
Show full item recordAbstract
Esta pesquisa, do Curso de Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão
Educacional, do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão
Educacional, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM-RS), linha de pesquisa
I - Políticas e Gestão da Educação Básica- aborda a temática da formação continuada
de professoras da Educação Infantil e a sua relação com a qualidade da prática
pedagógica. O estudo tem por objetivo geral analisar a importância da formação
continuada para as professoras da Educação Infantil em uma escola da rede municipal
de Santa Maria, no período de 2016 a 2020, e discute de que forma essa formação
tem contribuído para a qualificação das práticas pedagógicas. Por objetivos
específicos prioriza-se analisar os documentos legais e as políticas públicas
relacionadas ao plano de carreira e a formação continuada das professoras de
Educação Infantil da Rede Municipal de Santa Maria; refletir acerca da formação
continuada e as contribuições para as práticas pedagógicas na Educação Infantil. O
estudo está fundamentado numa pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo
pesquisa-ação e tendo como sujeitos de pesquisa as gestoras e as professoras da
educação Infantil, utilizando-se das técnicas de pesquisa entrevista semiestruturada
com as professoras da escola pesquisada e observação participante. O referencial
teórico está organizado com base nos autores/as Minayo (2010), Thiollent (2011),
Bardin (2011), Kramer (2007), Kishimoto (1999), Tardif (2000, 2002), Imbernón (2010),
Campos (2006,2018), Gatti (2008), Oliveira-Formosinho (2009,2016,2018), Kuhlmann
(2000). O produto realizado será um portfólio virtual apresentando os resultados da
pesquisa, o percurso formativo das professoras e depoimento pessoal sobre o seu
desenvolvimento profissional, reconhecendo a relação da formação continuada com
a qualificação das práticas pedagógicas na Educação Infantil.
Collections
The following license files are associated with this item: