A formação continuada de professoras e suas implicações na qualidade da prática pedagógica da educação infantil: um estudo em uma escola da rede municipal na rede municipal de Santa Maria/RS de 2016 a 2020
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Data
2021-06-16Primeiro membro da banca
Flores, Maria Luiza Rodrigues
Segundo membro da banca
Lima, Graziela Escandiel de
Metadata
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Esta pesquisa, do Curso de Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão
Educacional, do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão
Educacional, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM-RS), linha de pesquisa
I - Políticas e Gestão da Educação Básica- aborda a temática da formação continuada
de professoras da Educação Infantil e a sua relação com a qualidade da prática
pedagógica. O estudo tem por objetivo geral analisar a importância da formação
continuada para as professoras da Educação Infantil em uma escola da rede municipal
de Santa Maria, no período de 2016 a 2020, e discute de que forma essa formação
tem contribuído para a qualificação das práticas pedagógicas. Por objetivos
específicos prioriza-se analisar os documentos legais e as políticas públicas
relacionadas ao plano de carreira e a formação continuada das professoras de
Educação Infantil da Rede Municipal de Santa Maria; refletir acerca da formação
continuada e as contribuições para as práticas pedagógicas na Educação Infantil. O
estudo está fundamentado numa pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo
pesquisa-ação e tendo como sujeitos de pesquisa as gestoras e as professoras da
educação Infantil, utilizando-se das técnicas de pesquisa entrevista semiestruturada
com as professoras da escola pesquisada e observação participante. O referencial
teórico está organizado com base nos autores/as Minayo (2010), Thiollent (2011),
Bardin (2011), Kramer (2007), Kishimoto (1999), Tardif (2000, 2002), Imbernón (2010),
Campos (2006,2018), Gatti (2008), Oliveira-Formosinho (2009,2016,2018), Kuhlmann
(2000). O produto realizado será um portfólio virtual apresentando os resultados da
pesquisa, o percurso formativo das professoras e depoimento pessoal sobre o seu
desenvolvimento profissional, reconhecendo a relação da formação continuada com
a qualificação das práticas pedagógicas na Educação Infantil.
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