A in-visibilidade das danças urbanas nos cursos de licenciatura em dança no Brasil
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Date
2021-09-10Primeiro membro da banca
Duarte, Carlise Scalamato
Segundo membro da banca
Santos, Rafael Guarato dos
Metadata
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A presente dissertação de mestrado entrecruza as temáticas danças urbanas e formação de professores de dança dentro do ensino superior. Buscou compreender como ocorrem os processos de IN-visibilização das danças urbanas dentro dos currículos dos cursos de Licenciatura em dança de instituições públicas de todo o Brasil. Com abordagem qualitativa (BOGDAN e BIKLEN, 1994), o estudo documental (GIL, 2002) analisou os projetos pedagógicos de 24 cursos de licenciatura em dança. Como dispositivos teóricos em torno dos temas mencionados destacam-se Aleixo (2009), Barboza (2015, 2019), Dias (2018), Guarato (2008, 2010, 2020, 2021), Lakka (2015), Pimenta (2016), Sacristán (2000), Santos (2016, 2019), Souza (2013), Silva (2005) e Vilela (1998). O referido estudo encontrou respaldo também nas discussões em torno da decolonialidade, amparado em Quijano (2007), Maldonado-Torres (2007), Oliveira e Candau (2010), Palermo (2014), Silva e Santiago (2016), Rosevics (2014) e Walsh (2008, 2009). Esta pesquisa proporcionou reflexões sobre a presença das danças urbanas na formação universitária de professores de dança e as relações de poder envolvidas neste processo, discutindo as possíveis consequências da presença destes saberes nos currículos universitários. Dentre principais achados destacam-se que do total de instituições analisadas 14% possuem a disciplina com a nomenclatura danças urbanas sendo elas: UFPEL, UFSM, FURB e IFG. As referidas instituições possuem abordagens e concepções distintas em suas ementas curriculares sobre danças urbanas e seus processos educacionais. O estudo também apontou a demanda de maiores reflexões sobre danças populares dentro da academia, especialmente as danças populares urbanas.
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