Vestígios da matemática no curso normal do Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac em Santa Maria/RS: trajetórias, acervos e memórias
View/ Open
Date
2022-06-13Primeiro membro da banca
Silva, Maria Célia Leme da
Segundo membro da banca
Rios, Diogo Franco
Metadata
Show full item recordAbstract
O objetivo desta pesquisa é apresentar reflexões sobre o ensino de matemática na trajetória do curso de formação de professores do IEEOB. Por meio de abordagem qualitativa que segue uma perspectiva histórica, a dissertação está estruturada em formato multipaper, composta por três manuscritos, com os respectivos objetivos específicos: Apresentar uma cronologia de fatos referentes a aspectos estruturais e humanos do IEEOB em Santa Maria no período de 1901 a 2020, a partir de um inventário que considera estudos anteriores; Sistematizar matérias e professores que abordaram saberes do campo matemático no Curso Normal do IEEOB no período de 1901 a 2020; Analisar relações acerca da formação geral e formação profissional no Curso Normal do IEEOB, entre 1985 e 2020, a partir do campo matemático e do campo didático. Dentre os resultados, destacam-se que: o IEEOB pode ser considerado uma instituição requisitada pelos alunos, tendo em vista que desde 1901 a busca por vagas foi notória, chegando em 1979 a 3011 matrículas, o que torna o período como sendo o auge da instituição; dentre seu complexo conjunto predial, possui um edifício datado de 1938 que na época foi incluído entre as mais altas construções de Santa Maria; o Instituto é reconhecido por políticos, escritores e comunidade em geral, como importante polo educacional; o estudo sistematizou os nomes dos professores e das matérias que possuem relação com a Matemática no período de 1901 a 2020; Dentre os professores evidencia-se Margarida Lopes, primeira professora do curso de formação de professores do IEEOB, Edenel José Arruda, regente da matéria Matemática por 22 anos ininterruptos e Beatriz Bohrer que ministrou Didática da Matemática durante 15 anos. Acerca da organização curricular do Curso Normal do IEEOB de 1985 a 2020, identifica-se que está disposta em dois blocos: formação geral composta por matérias como a Matemática e formação profissional constituída por matérias como a Didática da Matemática. Desse modo, no período de 1985 a 2020, a Matemática se caracteriza pela forma de abordar conceitos matemáticos tomando como contexto situações do cotidiano e objetiva primeiramente atender a demanda de conteúdos da terceira etapa da Educação Básica, porém sem se afastar das peculiaridades do Curso Normal. Já, a Didática da Matemática é reconhecida pelo trabalho com materiais manipuláveis, além de ensinar conteúdos matemáticos desenvolvidos na Educação Infantil e Ensino Fundamental-anos iniciais. Ademais, a estrutura do Curso Normal proposta pela escola no período de 1985 a 2020 indica papéis diferenciados para a Matemática e Didática da Matemática, mas os professores tentam romper tal modelo planejando um trabalho integrado entre as matérias, porém, se deparam com tensões entre a Matemática e Didática da Matemática.
Collections
The following license files are associated with this item: