Uma análise do conteúdo de razão e proporção em livros didáticos do ensino fundamental
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Date
2022-03-17Primeiro membro da banca
Ripoll, Cydara Cavedon
Segundo membro da banca
Zambon, Luciana Bagolin
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O conteúdo de razão e proporção que é ensinado ainda no Ensino Fundamental representa um dos tópicos com maior aplicação prática no cotidiano dos alunos, independentemente de sua profissão ou nível social. Nesse contexto, é evidente a importância do processo de ensinar e aprender tais conteúdos. Assim, o objetivo deste trabalho é analisar como se desenvolve o conteúdo de razão e proporção nos livros didáticos do Ensino Fundamental, comparando as edições anterior e posterior à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). As duas coleções analisadas foram escolhidas por possuírem o maior número de exemplares comprados em todo o Brasil, segundo dados do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Para realizar a referida análise, de caráter qualitativo, foram elaborados sete critérios que visam o estudo geral do conteúdo e das atividades propostas. Também foram pontuadas as principais mudanças entre as coleções e a concordância da última edição com relação às habilidades listadas na BNCC. Concluiu-se que em uma das coleções, a edição anterior a BNCC está compatível com o esperado conforme os critérios estabelecidos. De forma geral, os livros anteriores a BNCC demonstraram maior preocupação na abordagem do conteúdo de razões e proporções no sétimo ano. Os livros atuais contêm o que se considera o mínimo, para estarem de acordo com a habilidade destacada na BNCC para o conteúdo. Assim, espera-se uma evolução do que constará nas próximas edições, visto o maior tempo para a adequação dos livros, perante o novo documento.
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