A dança como fator de inclusão no ambiente escolar
Abstract
O presente trabalho refere-se ao estudo sobre quatro alunos com Necessidades
Educacionais Especiais de uma turma de currículo formada por 20 alunos que
frequentam o projeto extra-classe de dança, denominado Grupo Movimento. Este
estudo realizou-se no ano de 2009, na Escola Municipal de Ensino Fundamental
Bibiano de Almeida. Tendo como objetivo principal analisar se houve mudança no
comportamento desses alunos que freqüentam o projeto e identificar sua influência
nesse desenvolvimento. Destaca-se como alguns objetivos específicos deste
trabalho, que tem como foco os alunos com Necessidades Educacionais Especiais,
se a dança desenvolveu a socialização com os demais colegas;se melhorou sua
auto-estima, tornando-os mais seguros em suas atividades;se estimulou a melhoria
de seus movimentos e posturas em seu cotidiano;se ajudou a promover a sua
criatividade, desenvolvendo mais sua autonomia.Os instrumentos de pesquisa para
analisar esses alunos foram observações, filmagens e entrevistas com os mesmos.A
abordagem metodológica é a qualitativa, ou seja, parte de questionamentos, é
subjetiva e exploratória, tendo o caráter descritivo, pois se baseia em entrevistas e
observações. Este estudo está baseado na idéia dos autores: Marques, Nanni,
Verderi dentre outros. A dança é um suporte significativo para a aprendizagem
cognitiva, psicomotora e social em relação aos alunos com necessidades
educacionais especiais. Portanto, o trabalho destaca a importância dos projetos
extra-classe para que a inclusão se efetue cada vez mais nas instituições escolares.