O uso das metodologias ativas como promotoras da alfabetização científica no ensino de ciências
View/ Open
Date
2022-08-25Primeiro membro da banca
Pessano, Edward Frederico Castro
Segundo membro da banca
Nicoletti, Elenize Rangel
Terceiro membro da banca
Bartholomei-Santos, Marlise Ladvocat
Quarto membro da banca
Sartori, Paulo Henrique dos Santos
Metadata
Show full item recordAbstract
O presente trabalho busca articular a alfabetização científica com a utilização de metodologias ativas no ensino de conceitos básicos das ciências, no ensino fundamental e no ensino superior. Buscamos responder ao problema de pesquisa: como articular e desenvolver metodologias ativas voltadas ao processo de alfabetização científica, aos conceitos das ciências, no ensino básico e superior? O trabalho está apresentado em formato de artigo/manuscrito que busca apresentar os resultados deste estudo. O artigo 01, intitulado “Interligando conceitos sobre saúde no ensino de biologia celular, busca averiguar os conhecimentos dos alunos concluintes do ensino fundamental II, dos 8º e 9º anos, acerca de conceitos básicos de biologia celular, como os ligados à história da descoberta das células, diferenciação celular, microrganismos, multiplicação celular e cicatrização. A metodologia utilizada para este estudo foi o uso de um questionário com 3 camadas, com questões a respeito da temática, o qual foi respondido pelos alunos. Foi realizada a análise estatística para certificar a eficácia do questionário e a descrição dos resultados. O artigo 02, intitulado “Uma proposta de ensino do eletromagnetismo por meio de atividades experimentais”, objetiva descrever e analisar um conjunto de atividades realizadas com uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental, empregando atividades experimentais com conteúdo referente aos fenômenos eletromagnéticos. Foi utilizada a experimentação como metodologia ativa, e a análise dos resultados foi realizada por análise de conteúdo. Já no manuscrito 01, intitulado “A produção de vídeos didáticos por alunos de graduação em ciências biológicas: uma proposta de aula de biologia celular, buscamos instruir alunos de graduação em ciências biológicas a elaborarem vídeos didáticos com vocabulário acessível a todos os públicos, utilizando terminologias coloquiais e, com a utilização de material de fácil acesso, possibilitar a replicação das práticas apresentadas nos vídeos. Percebemos que, na compreensão dos conceitos mais simples e básicos de Biologia Celular, os alunos obtiveram melhores resultados; já, ao interligarmos e contextualizarmos os conceitos, identificamos uma redução significativa no número de acertos, pois o desenvolvimento dessas questões envolvia processos cognitivos mais complexos. Ao utilizamos a elaboração de vídeos didáticos como metodologia ativa, com vocabulário acessível, é capaz de promover alfabetização científica em ambiente formais e não formais, percebemos que os educandos puderam atrelar a teoria à prática, ser ativos na construção do seu conhecimento e pensar em novas maneiras de transmitir esse conhecimento de forma prática e acessível para demais alunos, professores e/ou comunidade geral. Com os trabalhos desenvolvidos, buscamos apresentar uma visão de currículo que permita a alfabetização científica no ensino fundamental e no ensino superior. A qual deve ser trabalhada de forma contextualizada e com a possiblidade de interligar fatos e fenômenos do cotidiano do aluno com os conteúdos teóricos trabalhados em sala de aula.
The following license files are associated with this item: