Avaliação e impacto social de cursos na pós-graduação: perspectivas de egressos dos mestrados profissionais da UNIPAMPA – campus Bagé
Fecha
2022-01-31Primeiro membro da banca
Irala, Valesca Brasil
Segundo membro da banca
Righes, Antônio Carlos Minussi
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Esse estudo foi desenvolvido junto ao Programa de Pós-graduação em Políticas
Públicas e Gestão Educacional (PPPG) da Universidade Federal de Santa Maria
(UFSM), dentro da Linha de Pesquisa I: Políticas Públicas e Gestão da Educação
Básica e Superior como parte do projeto guarda-chuva “políticas públicas e gestão
educacional: a pesquisa acadêmica e profissional em educação implicada com a
Educação Básica e/ou Superior” desenvolvido pelo grupo REDES. Tem como
temática a compreensão do impacto social sobre os egressos dos Mestrados
Profissionais da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) - Campus Bagé. A
pesquisa traz como problema: qual o impacto social na atuação dos egressos nos
mestrados profissionais da UNIPAMPA – Campus Bagé? Definiu-se como objetivo
geral: analisar o impacto social na atuação dos egressos dos Mestrados
Profissionais da Unipampa – Campus Bagé. Foram traçados os seguintes objetivos
específicos: a) Identificar os marcos legais das Políticas Públicas para
implementação dos Mestrados Profissionais, bem como o sistema de avaliação de
cursos da pós-graduação; b) Mapear as produções acadêmicas dos Mestrados
Profissionais do Campus Bagé e os produtos educacionais propostos; c) Analisar as
contribuições e impacto social na prática profissional dos egressos dos Mestrados
Profissionais do Campus Bagé; d)Propor um Plano de Autoavaliação de Curso para
os mestrados profissionais da UNIPAMPA – Campus Bagé. A pesquisa é
considerada exploratória e descritiva (GIL, 2008), de natureza qualitativa (FLICK,
2009; CRESWELL, 2014) e adotou como estratégia o estudo de caso (YIN, 2001). A
construção dos dados foi realizada em duas etapas. Realizada primeiramente,
pesquisa documental que buscou nas legislações da área da Educação o aporte
teórico sobre os temas: Mestrados Profissionais, impacto social, egressos e
autoavaliação. A segunda etapa consistiu na aplicação via e-mail deum questionário
aos 62 egressos diplomados entre os anos de 2018 a 2020 dos MPS em Ensino de
Ciências e Ensino de Línguas. A análise dos dados deu-se por meio da análise de
conteúdo (BARDIN, 2009). A partir das respostas obtidas por meio do questionário,
foi possível identificar o perfil sociodemográfico dos egressos, os níveis, as
modalidades de atuação profissional, e a motivação para realização do mestrado. Ao
longo da pesquisa foi possível perceber que o mestrado profissional impactou de
forma positiva na vida pessoal e na prática profissional de seus egressos,
principalmente em relação às práticas pedagógicas, à possibilidade de ascensão
salarial e ao acesso às novas tecnologias de comunicação e informação. Foi
proposto como produto educacional, um Plano de Autoavaliação de Curso nos
moldes que prevê a CAPES. Espera-se que essa dissertação incentive os demais
pesquisadores interessados pela temática dos impactos sociais dos mestrados
profissionais e, que os cursos aqui estudados, possam, de alguma forma, encontrar
subsídios que os auxiliem na melhoria dos seus conceitos CAPES.
Colecciones
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: