… e sobre o desenvolvimento cognitivo das crianças: dificuldades de aprendizagem ou dificuldades de ensinagem?
Abstract
Este estudo ancora-se em um estudo exploratório e bibliográfico sobre a temática das dificuldades de aprendizagem específicas na Educação Básica. Baseando-se nos estudos de Rotta (2016,2018) e Hudson (2019), busquei discutir através da visão teórica dos estudiosos, a importância do estudo sobre as Dificuldades e Transtornos de Aprendizagem a fim de contribuir para a aprendizagem das crianças. O objetivo geral é dizer sobre alguns princípios recomendáveis a um planejamento didático pedagógico personalizado que atenda a estas demandas, trazendo considerações e pensamento construídos ao longo da elaboração do trabalho. Ao final concluo que existe a necessidade dos professores terem a formação adequada para trabalhar com crianças que possuem dificuldades e transtornos de aprendizagem, e também a importância de estudos aprofundados a respeito das aprendizagens de crianças com dificuldades e transtornos de aprendizagem.