Alteridade e reconhecimento: pensando a comunidade plural a partir de Levinas
View/ Open
Date
2022-11-08Primeiro membro da banca
Fanton, Marcos
Segundo membro da banca
Korelc, Martina
Terceiro membro da banca
Ribeiro Júnior, Nilo
Quarto membro da banca
Grzibowski, Silvestre
Metadata
Show full item recordAbstract
A justiça, ao ser inspirada pela ética, põe o problema do reconhecimento altruísta como garantia
de respostas práticas à alteridade na comunidade plural. Essa é a tese defendida neste trabalho.
Para argumentá-la, parte-se de um paradoxo que se manifesta na filosofia de Emmanuel
Levinas: o sentido ético que, segundo Levinas, marca a origem do que é significativo para a
realidade humana, nunca poderá ser fixado por uma ontologia (um Dito) e, no entanto, esse
mesmo sentido clama pela tarefa de o transpor para o âmbito da comunidade inter-humana sob
a forma de ações éticas concretas. O sentido ético irredutível a qualquer totalidade ontológica
abre, inevitavelmente, a busca de justiça no interior da sociedade; isto é, é preciso fornecer uma
resposta concreta à alteridade para além do Rosto que faz face ao Eu. Resposta esta que é
fornecida pelo denominado reconhecimento altruísta. Esse reconhecimento, ao contrário do
emitido por Hegel e Honneth, tem por características: a assimetria e a não-reciprocidade entre
as partes. Hegel e Honneth, cada um, encontrou três esferas para o reconhecimento simétrico e
recíproco. Hegel as denominou de Família, Sociedade Civil e Estado. Honneth preferiu chamálas de Amor, Direito e Solidariedade. Entretanto, até o momento, entre os intérpretes e
estudiosos de Levinas, inclusive, no próprio filósofo, não foram expostas explicitamente as
formas do reconhecimento altruísta. Esta tese procura suprir essa lacuna, apresentando inovação
e pioneirismo, posto que, traz como resposta ao paradoxo proposto a descrição das três etapas
do reconhecimento altruísta, quais sejam: Abnegação, Amizade e Direito. A primeira é
compreendida como o ato de se doar ao Outro, estar engajado em ações práticas que respondam
ao apelo da alteridade. A segunda, ao se referir à multiplicidade de sujeitos está baseada na
socialidade e no pluralismo, não como a reprodução de sujeitos individuais em torno de algo
comum, mas como a realização da relação entre a Amizade e o Bem, afinal, aquela é uma das
formas de manifestação deste na comunidade, conduzindo a reflexão sobre a justiça. A terceira
requer o ingresso do terceiro na relação face-a-face e, então, divide-se em duas fases. A primeira
fase solicita a abertura da norma para acolher o apelo da alteridade, assim, equilibrando o apelo
do Outro e do terceiro. A segunda fase – mais exigente do que a anterior – fundamenta-se na
resposta e na responsabilidade para com a alteridade, antes da incidência da norma, sendo o
direito movido apenas por princípios éticos.
Collections
The following license files are associated with this item: