Quando os jogos puxam o gatilho: uma análise de relação entre jogos e violência no jornal Folha de S. Paulo 2011-2019
Resumen
Essa monografia tem como temática a influência dos jogos eletrônicos com conteúdo violento em crimes praticados por jovens e adolescentes no Brasil. O debate sobre a influência de jogos em atos violentos, há anos se mantém latente no país, ressurgindo de tempos em tempos, quando algum crime de natureza violenta é destacado por parte da mídia. Esta pesquisa tem como objetivo observar se o debate sobre, como a influência de jogos em crimes tornou-se um fenômeno de pânico moral no Brasil. Para isso a pesquisa fez uma análise de conteúdo da cobertura jornalística do portal de notícias Folha de São Paulo no período de 2011 a 2019, anos em que os massacres em escolas foram apontados como reflexo de jogar videogames violentos por parte dos atiradores. Para analisar se o fenômeno observado pode ser identificado como pânico moral, foram utilizadas as proposições dos autores Goode e Ben-Yehuda, que sintomatizaram cinco critérios, para se identificar a formação de um fenômeno de pânico moral
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