As escutas dos professores sobre a inclusão escolar
Resumo
A inclusão de alunos com deficiência no ensino regular, bem como seu acesso à educação de qualidade, tornou-se objeto de pesquisas e estudos nos últimos anos e tem suscitado em toda comunidade escolar questionamentos, dúvidas e incertezas. Nesse contexto, busca-se, com este estudo, identificar por meio das escutas dos professores, suas concepções sobre seus alunos incluídos e sobre as políticas de inclusão educacional. Foram entrevistados professores do ensino fundamental de uma escola estadual da cidade de Santiago, RS, que têm ou já tiveram alunos com deficiência, incluídos em suas salas de aula. A pesquisa aproxima-se da categoria conhecida como estudo de caso por ter um forte cunho descritivo e, ao mesmo tempo, investigativo. Após a análise dos resultados, verificou-se que a inclusão de alunos com deficiência ainda é um grande desafio para a escola comum, principalmente para o professor, pois trabalhar com “o diferente” exige uma mexida em suas memórias educativas. Em muitas escutas observaram-se, mesmo que implícitos “pedidos de socorro” o que exige uma revisão da forma como temos efetivado o processo inclusivo.