Browsing TCC Pedagogia - Diurno by Issue Date
Now showing items 1-20 of 51
-
Estágio supervisionado em educação infantil: desafios narrados por acadêmicos do curso de Pedagogia
(2015-12-17)Principais desafios é um tema que trás reflexões para pensar em relação ao Estágio Curricular Supervisionado. Com base nessa temática, essa pesquisa tem como objetivo compreender quais são os principais desafios encontrados ... -
O jogo como desencadeador de aprendizagem matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
(2016-12-14)Esta pesquisa foi desenvolvida a partir dos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural, Teoria da Atividade e Atividade Orientadora de Ensino, assim como outros autores que abordam em seus estudos a organização do ensino ... -
Matemática na educação infantil: possibilidades para o ensino de geometria
(2016-12-14)Este trabalho de conclusão de curso apresenta uma pesquisa de levantamento sobre a Matemática na Educação Infantil, dando ênfase à geometria, aos jogos e à literatura infantil. Por meio deste, busco como objetivo geral ... -
Dificuldades de aprendizagem e os desafios do trabalho docente em uma escola de Santa Maria, RS
(2017-01-19)O presente estudo é resultado do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) vinculado ao curso de licenciatura em Pedagogia diurno da Universidade Federal de Santa Maria e tem como foco principal as dificuldades de aprendizagem ... -
A contribuição do Pibid na construção de aprendizagem na formação acadêmica no estágio
(2017-03-06)O presente trabalho aborda a contribuição do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do subprojeto PIBID/Pedagogia/Anos Iniciais, na construção de ensino-aprendizagem na formação inicial como Pedagoga ... -
Reflexões sobre o brincar como proposta de ação pedagógica com crianças de 1º ano do Ensino Fundamental
(2018-11-10)Esse trabalho tem o objetivo de analisar a importância do brincar no desenvolvimento da criança e os desafios desse processo na transição da educação infantil para o ensino fundamental sem causar rupturas que possam ... -
O protagonismo das mulheres estudantes no movimento Ocupa UFSM
(2018-12-03)Este trabalho materializa a pesquisa narrativa sobre o tema protagonismo das mulheres estudantes no movimento Ocupa CE/UFSM. A perspectiva teórica está ancorada em Connelly e Clandinin (2015), que consiste em uma forma ... -
A importância do papel do pedagogo na construção da infância na atualidade
(2018-12-06)Este trabalho apresenta um estudo sobre o papel do pedagogo na construção e na formação da infância de crianças do atual século XXI, discutindo a formação do pedagogo na atualidade. O estudo foi realizado a partir de ... -
Pesquisas sobre gênero e sexualidade na educação infantil
(2018-12-06)O presente Trabalho de Conclusão de Curso introduz a seguinte problemática: Em que medida as pesquisas sobre gênero e sexualidade podem ser abordadas no contexto escolar com vistas a uma educação não sexista na educação ... -
Sexualidade nos anos iniciais nas Políticas Públicas Educacionais
(2018-12-06)Durante muitos anos a temática da sexualidade na escola foi visto como um tabu, principalmente nos anos iniciais. Trabalhar sexualidade com crianças é algo sempre muito complicado, pois a temática engloba questões que ... -
A tecnologia na Educação Infantil: um estudo numa escola de Educação Infantil no município de Santa Maria – RS
(2018-12-07)O presente trabalho tem como objetivo compreender qual a opinião dos pais em relação ao uso das tecnologias com crianças na Educação Infantil numa escola no município de Santa Maria. Esta reflexão foi possível discutindo ... -
Situações emergentes da sala de aula na Educação Infantil: vivências matemáticas com crianças de cinco e seis anos
(2018-12-10)Esta pesquisa foi realizada a partir dos pressupostos teóricos da Teoria Histórico-Cultural (Vigotski), mais especificamente, da Teoria da Atividade (Leontiev) e Atividade Orientadora de Ensino (Moura). Apoiou-se em ... -
O processo de construção da aprendizagem de alunos com autismo incluídos nos anos iniciais do Ensino Fundamental
(2018-12-11)A escola inclusiva é aquela que abre espaço para as diferenças e pensa em todas as crianças, incluindo aqueles sujeitos que apresentam necessidades educacionais especiais. O processo de construção da aprendizagem de ... -
Autismo e Educação Infantil: algumas tessituras a partir de pareceres pedagógicos
(2018-12-11)Este trabalho de conclusão de curso busca pesquisar a grande importância para a educação, por tratar de questões que envolvem a inclusão das crianças com autismo no contexto escolar, evidenciando uma reflexão sobre as ... -
Inclusão de surdos na UFSM: análise das produções do PPGE-CE-UFSM de 2010 a 2015
(2018-12-12)Este estudo é voltado a conhecer sobre inclusão de surdos na UFSM: Análise das produções do PPGE-CE-UFSM de 2010 a 2015 Buscando com essa temática de inclusão perceber os aspectos positivos e negativos, bem como identificar ... -
Gênero na Educação Infantil: mediações docentes
(2018-12-13)Este trabalho de conclusão de curso apresenta reflexões sobre Educação, Educação Infantil e Gênero. É fruto de uma pesquisa qualitativa. A pesquisa foi realizada em forma de entrevista semiestruturada. Foram entrevistadas ... -
Valorização profissional e feminização dos professores: um estudo a partir do curso normal do Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac, de Santa Maria/RS, entre 1901 e 1970
(2018-12-13)Esta pesquisa tem como foco analisar como se constitui a valorização profissional dos professores no Curso Normal do Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac - IEEOB, de Santa Maria/RS, entre 1947 e 1970. Para entender ... -
Criança e infância nos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma pesquisa com professoras de Nova Palma/RS
(2018-12-13)Esse trabalho de conclusão de curso em Licenciatura em Pedagogia Diurno da Universidade Federal de Santa Maria tem por tema a criança e a infância. O objetivo geral da pesquisa é compreender o lugar da brincadeira ... -
Concepções de gênero na literatura infantil: um estudo do acervo em uma turma de pré- escola
(2018-12-18)Este trabalho tem por objetivo estudar as concepções de gênero na literatura infantil a partir do acervo disponibilizado às crianças em uma turma de pré-escola. Entende se a literatura como um importante artefato cultural ... -
Políticas e práticas da Educação Escolar Indígena: possibilidades e desafios para efetivação da educação diferenciada
(2018-12-18)Este trabalho trata da Educação Escolar Indígena e busca estabelecer uma dialética entre o modelo educacional, destinado aos indígenas, estabelecido na legislação brasileira, e a forma como a educação escolar indígena ...