TCC Pedagogia - Diurno
Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Pedagogia - Diurno
Envíos recientes
-
O Brincar para crianças e adultas de Educação Infantil
(2023-01-31)Este trabalho tem por objetivo compreender a importância do brincar para as crianças pequenas, na perspectiva de crianças e adultas da Educação Infantil de escola pública do município de Santa Maria/RS. Orientando-se ... -
Práticas de Leitura: uma turma do quinto ano do Ensino Fundamental
(2023-02-03)Este estudo caracteriza-se como um Trabalho de Conclusão de Curso apresentando como temática as práticas de leitura e letramento literário de uma turma de quinto ano do Ensino Fundamental bem como, sua relação com a ... -
Mal-estar docente: um olhar para o professor universitário
(2022-08-25)O estudo aqui proposto traz a possibilidade de uma investigação sobre os professores do Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, onde se localiza a formação de futuros professores. O impacto do ... -
Valorização profissional e feminização dos professores: um estudo a partir do curso normal do Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac, de Santa Maria/RS, entre 1901 e 1970
(2018-12-13)Esta pesquisa tem como foco analisar como se constitui a valorização profissional dos professores no Curso Normal do Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac - IEEOB, de Santa Maria/RS, entre 1947 e 1970. Para entender ... -
O processo de construção da aprendizagem de alunos com autismo incluídos nos anos iniciais do Ensino Fundamental
(2018-12-11)A escola inclusiva é aquela que abre espaço para as diferenças e pensa em todas as crianças, incluindo aqueles sujeitos que apresentam necessidades educacionais especiais. O processo de construção da aprendizagem de ... -
O protagonismo das mulheres estudantes no movimento Ocupa UFSM
(2018-12-03)Este trabalho materializa a pesquisa narrativa sobre o tema protagonismo das mulheres estudantes no movimento Ocupa CE/UFSM. A perspectiva teórica está ancorada em Connelly e Clandinin (2015), que consiste em uma forma ... -
A importância do papel do pedagogo na construção da infância na atualidade
(2018-12-06)Este trabalho apresenta um estudo sobre o papel do pedagogo na construção e na formação da infância de crianças do atual século XXI, discutindo a formação do pedagogo na atualidade. O estudo foi realizado a partir de ... -
Gênero na Educação Infantil: mediações docentes
(2018-12-13)Este trabalho de conclusão de curso apresenta reflexões sobre Educação, Educação Infantil e Gênero. É fruto de uma pesquisa qualitativa. A pesquisa foi realizada em forma de entrevista semiestruturada. Foram entrevistadas ... -
Ação na reflexão: pensando o exercício da docência
(2018-12-21)Pensar o fazer pedagógico tem um papel fundamental nas ações pedagógicas do professor e no cenário de aprendizagem onde está inserido. Dessa forma, traçou-se como objetivo investigar a ação pedagógica dos professores ... -
Vivências no Estágio Curricular Supervisionado: a participação das famílias na vida escolar de seus filhos
(2018-12-21)O presente trabalho traz reflexões referentes ao estágio curricular supervisionado, abordando os desafios em trabalhar com a família e a escola, obtendo total importância destas instituições no desenvolvimento integral ... -
Atuação do pedagogo na Equoterapia
(2018-12-19)Este trabalho apresenta um estudo sobre a equoterapia, especificamente sobre a atuação do pedagogo nesse espaço de educação não formal. A equoterapia é um método terapêutico realizado sobre o cavalo que está inserido ... -
Concepções de gênero na literatura infantil: um estudo do acervo em uma turma de pré- escola
(2018-12-18)Este trabalho tem por objetivo estudar as concepções de gênero na literatura infantil a partir do acervo disponibilizado às crianças em uma turma de pré-escola. Entende se a literatura como um importante artefato cultural ... -
Desafios de reconhecer-se na profissão professor: um estudo de caso sobre a evasão em um curso de formação de professores
(2018-12-18)O estudo refere-se a temática da evasão no contexto do curso de Pedagogia diurno da Universidade Federal de Santa Maria. Com essa pesquisa pretendeu-se mostrar os aspectos que influenciam a evasão do curso, identificando ... -
Reflexões sobre o brincar como proposta de ação pedagógica com crianças de 1º ano do Ensino Fundamental
(2018-11-10)Esse trabalho tem o objetivo de analisar a importância do brincar no desenvolvimento da criança e os desafios desse processo na transição da educação infantil para o ensino fundamental sem causar rupturas que possam ... -
Pesquisas sobre gênero e sexualidade na educação infantil
(2018-12-06)O presente Trabalho de Conclusão de Curso introduz a seguinte problemática: Em que medida as pesquisas sobre gênero e sexualidade podem ser abordadas no contexto escolar com vistas a uma educação não sexista na educação ... -
Políticas e práticas da Educação Escolar Indígena: possibilidades e desafios para efetivação da educação diferenciada
(2018-12-18)Este trabalho trata da Educação Escolar Indígena e busca estabelecer uma dialética entre o modelo educacional, destinado aos indígenas, estabelecido na legislação brasileira, e a forma como a educação escolar indígena ... -
Autismo e Educação Infantil: algumas tessituras a partir de pareceres pedagógicos
(2018-12-11)Este trabalho de conclusão de curso busca pesquisar a grande importância para a educação, por tratar de questões que envolvem a inclusão das crianças com autismo no contexto escolar, evidenciando uma reflexão sobre as ... -
A tecnologia na Educação Infantil: um estudo numa escola de Educação Infantil no município de Santa Maria – RS
(2018-12-07)O presente trabalho tem como objetivo compreender qual a opinião dos pais em relação ao uso das tecnologias com crianças na Educação Infantil numa escola no município de Santa Maria. Esta reflexão foi possível discutindo ... -
A utilização de espaços como metodologia de ensino: potencializando a aprendizagem e o brincar
(2018-12-19)Esse trabalho tem como assunto principal a utilização de espaços, como metodologia de ensino, trata-se de uma análise de relatório de estágio, no qual eu era a própria professora da prática. Essa pesquisa se desenvolveu ... -
Situações emergentes da sala de aula na Educação Infantil: vivências matemáticas com crianças de cinco e seis anos
(2018-12-10)Esta pesquisa foi realizada a partir dos pressupostos teóricos da Teoria Histórico-Cultural (Vigotski), mais especificamente, da Teoria da Atividade (Leontiev) e Atividade Orientadora de Ensino (Moura). Apoiou-se em ...