Fotografia como ferramenta de atração para o turista: um estudo sobre o Parque Witeck
Resumo
As fotografias fazem um grande papel no marketing turístico, uma vez que os turistas são
atraídos pelas publicações de amigos nas redes sociais. Este trabalho tem como corpus de
análise a relação entre as imagens produzidas e a definição de um destino turístico – em
específico o Parque Witeck, em Novo Cabrais/RS. A metodologia adotada é de caráter
exploratório qualitativo, com uma entrevista com o diretor do Parque – Henrique Witeck –, e
um questionário aplicado online, via Google Forms, e presencialmente com os visitantes,
totalizando 127 respostas. Verificou-se a confirmação da hipótese – visitantes do Parque
Witeck visitaram o local após observarem as fotografias do mesmo nas redes sociais. Com
base nos resultados no questionário, 42,5% conheceu o Parque pelas redes sociais; 96,9% das
respostas admitem que o motivo da visita veio a partir da admiração das imagens; e 74%
registrou em imagens a visita. A partir da pesquisa bibliográfica, dos resultados da pesquisa e
da entrevista com o diretor do Parque, pode-se concluir que é importante que pesquisas
futuras analisem com mais profundidade tal assunto.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: