O processo de aprendizagem organizacional transformadora: a construção de uma instituição de ensino superior sustentável
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Date
2023-03-30Primeiro membro da banca
Borges, Deisi Viviani Becker
Segundo membro da banca
Palma, Lisiane Celia
Terceiro membro da banca
Trevisan, Marcelo
Quarto membro da banca
Traverso, Luciana Davi
Metadata
Show full item recordAbstract
As discussões sobre a abordagem da sustentabilidade são ainda um tema emergente que
está longe de se finalizar. Ações que visem compreender a sustentabilidade de modo
holístico são necessárias em todos os âmbitos, especialmente quando se pensa no papel a
ser representado na sociedade pelas Instituições de Ensino Superior. Diante disso, esta
tese tem como objetivo propor um framework para a compreensão da aprendizagem
organizacional em Instituições de Ensino Superior, a fim de construir uma Instituição de
Ensino Superior Sustentável. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa,
exploratória e descritiva, a partir de casos múltiplos integrados. As unidades de análise
envolvem o Ui GreenMetric – Word University Rankinings e os Principles for
Responsible Management Education, sendo objeto de estudo sete Instituições de Ensino
Superior públicas e privadas, localizadas no território brasileiro. A fonte de evidências
foi baseada em entrevistas em profundidade e análise documental. Frente a isso, posterior
a coleta de dados estes receberam tratamento com base na análise de conteúdo em
conjunto com a matriz de análise. Enquanto resultados, evidenciou-se que as instituições,
mesmo havendo a diferença entre pública e privada possuem similaridades em
facilitadores e inibidores perante seu avanço na aprendizagem organizacional. Nenhuma
instituição enquadra-se no Nível 0 (IES Instrumental), pois baseado na realidade atual é
inaceitável que não haja movimentação alguma perante a sustentabilidade, sendo
respostas à emergência de demandas externas. No Nível 1 (IES Convencional) foram
identificadas as IES B, C e G, as quais encontram-se no nicho, realizando lentos
movimentos com a intenção de perpetuar uma semente de mudança sustentável. No Nível
2 (IES Verde) encontram-se as IES A, D e E, que revelam estar em um espaço avançado
perante sustentabilidade, residindo esse no regime de modo que já existem normas,
regulamentos e valores pautados sob essa lógica diferenciada. Ademais, no Nível 3 (IES
Transformadora) percebeu-se que a IES F se situa, de modo que possui características
comuns ao desejado em uma instituição transformadora. Contudo, essa parte de um tipo
ideal que na realidade empírica não é reproduzido de modo impecável, em que a
construção sustentável em todos os processos requer uma busca a longo prazo. Devido a
isso, a IES F encontra-se no nicho, de modo a perpetuar o que vem construindo. Sendo
assim, identificou-se que uma IES Transformadora é uma filosofia de como conduzir e
entender o contexto organizacional, a qual deve der mediada e construída ao longo do
tempo em um constante processo de aprender a reaprender. Portanto, o estudo contribui
de modo gerencial à área da administração e gestão pública de modo que evidencia quais
são os facilitadores e inibidores que permeiam o contexto das IES, dado que a gestão em
muitos casos não está vinculada a técnica, possuindo enquanto foco principal o ensino.
Logo, para haver mudanças profundas na estrutura e na forma como a IES de ensino
entende o processo de gestão é necessário que haja comprometimento com questões
relacionadas a sustentabilidade.
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