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dc.contributor.advisorKologeski Fraga, Cristina
dc.creatorGomes, Lucélia Amaral
dc.date.accessioned2023-06-06T18:17:30Z
dc.date.available2023-06-06T18:17:30Z
dc.date.issued2016-12
dc.date.submitted2016
dc.identifier.citationGOMES, L. A. As contribuições do trabalho da/o assistente social na perspectiva de viabilização de direitos aos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa. 2016. 80 p. Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Serviço Social - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2016.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/29326
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso de graduação - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso Superior de Serviço Social, RS, 2016.por
dc.description.abstractThis work has as guiding goal talk about the minor offenders thematic and the social worker job’s contribution to the sentence execution. For that much, it makes a theoretic and reflexive conceptualization of the adolescent and adolescence categories; exposes the regulatory frameworks concerning minor offenders and the educational measures (EM), also presents the discussion over the reduction of the criminal adulthood at Brazilian legislation. Sequentially, addresses the social worker professional job inside the context of EM execution without freedom restraint, over at the Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente– CEDEDICA in Santa Maria. Then, presents the intervention project executed during the supervised internship in social work entitled “Let’s talk about minors offenders?”, as a professional exercise tool aiming to democratise and qualify the knowledge over minor offenders and the sentences, and also explain the job of CEDEDICA to the three fundamental axes to socioeducation: service network, schools and society. This work seek to demonstrate that democratise and qualify information are beyond the act of informing citizens about this subject, it represents a professional intervention in favour that all people have the right to know their own rights, that because the matter of minor offenders is a discussion that concerns the whole society and its different institutions.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAdolescentepor
dc.subjectEstatuto da Criança e do Adolescentepor
dc.subjectMedidas socioeducativaspor
dc.subjectRedução da Maioridade Penalpor
dc.subjectTrabalho do/a assistente socialpor
dc.subjectAdolescenteng
dc.subjectChild and Adolescent Statuteeng
dc.subjectEducational measureseng
dc.subjectCriminal adulthood reductioneng
dc.subjectSocial worker’s jobeng
dc.titleAs contribuições do trabalho da/o assistente social na perspectiva de viabilização de direitos aos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationServiço Socialpor
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso (TCC) tem como objetivo norteador versar sobre a temática do adolescente em conflito com a lei e as contribuições do trabalho da/o assistente social junto à execução das formas de responsabilização. Para tanto, faz uma conceituação teórica e reflexiva das categorias adolescente e adolescência; expõe os marcos regulatórios em matéria de adolescente em conflito com a lei e as medidas socioeducativas (MSE), bem como apresenta a discussão da redução da maioridade penal na legislação brasileira. Na sequência, aborda sobre o trabalho profissional do assistente social incluso no contexto do serviço de execução de MSE em meio aberto, no caso, no Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente - CEDEDICA de Santa Maria. Após apresenta o projeto de intervenção executado no estágio supervisionado em Serviço Social intitulado “Vamos conversar sobre adolescente em conflito com a lei?”, como instrumento de exercício profissional que teve por objetivo democratizar e qualificar o conhecimento sobre adolescentes em conflito com a lei e as formas de responsabilização, bem como demonstrar o trabalho do CEDEDICA aos três eixos fundamentais à socioeducação: a rede de atendimento, as escolas e a sociedade. Buscou-se demonstrar que democratizar e qualificar informações estão para além do ato de informar os cidadãos sobre determinado assunto, representam uma intervenção profissional que está posicionada a favor de que todas as pessoas têm direito a saber qualificadamente sobre seus próprios direitos, isso porque a matéria de adolescente em conflito com a lei é uma discussão que diz respeito a toda a sociedade e suas diferentes instituções.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIALpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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