Análise das concepções de professores de matemática em formação inicial sobre o ensino e a aprendizagem significativa do conceito de número racional
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Date
2023-04-17Primeiro coorientador
Leão, Alex Sandro Gomes
Primeiro membro da banca
Tibulo, Vaneza De Carli
Segundo membro da banca
Lemos, Evelyse dos Santos
Metadata
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As concepções que os professores de Matemática apresentam em relação aos processos de
ensino e aprendizagem são norteadoras de sua prática pedagógica, sendo a formação inicial um
contexto em que elas se constituem. Sendo assim, esta dissertação discute as contribuições da
abordagem da Teoria da Aprendizagem Significativa – TAS com professores de Matemática
em formação inicial, objetivando investigar, construir e transformar concepções, promovendo
aquelas mais propícias à aprendizagem significativa de Matemática. Para tanto, o conteúdo
selecionado foram os números racionais, cuja abordagem tradicional tende a priorizar o treino
das operações matemáticas, convergindo muitas vezes para uma aprendizagem mecânica e
levando a importantes dificuldades conceituais. Esta é uma pesquisa qualitativa, do tipo
interventiva, que buscou responder à problemática: Quais as concepções de professores de
Matemática em formação inicial sobre o ensino e a aprendizagem de Matemática e seria
possível construí-las ou modificá-las a partir de oficinas abordando a Teoria da Aprendizagem
Significativa e suas implicações para a aprendizagem do conceito de número racional? Para
sua elucidação, procedemos à realização de oficinas formativas com o grupo investigado, nas
quais buscamos abordar os números racionais em suas diferentes representações e significados,
e ilustrar a TAS nesse contexto, considerando as obras de Moreira e Masini (1982), Moreira
(1999; 2006; 2010), e a Teoria da Educação de Novak e Gowin (1984). Para a coleta dos dados
referentes às concepções dos licenciandos sobre o ensino e a aprendizagem, especialmente de
Matemática, recorremos a dois questionários, cujas respostas individuais foram analisadas por
meio da Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2007). Já os mapas conceituais
construídos por cada participante forneceram dados relativos às contribuições das oficinas para
o estabelecimento de conhecimentos conceituais e teóricos relativos à aprendizagem
significativa do conceito de número racional, e foram analisados considerando as
recomendações de Moreira (2010). A análise dos questionários nos permitiu concluir que os
professores de Matemática em formação inicial tendem a ser influenciados pelos métodos
tradicionais com os quais foram ensinados, nutrindo concepções de ensino fortemente
relacionadas à aprendizagem mecânica. Apesar disso, reconhecem seus efeitos nem sempre
positivos para o desenvolvimento cognitivo dos alunos, demonstrando interesse e potencial para
constituir práticas pedagógicas que conduzam à aprendizagem significativa de Matemática
pelos alunos. Os mapas permitiram verificar fragilidades conceituais em relação aos números
racionais por parte dos licenciandos, mas também evidenciaram a contribuição das oficinas
realizadas para que eles pudessem adquirir conhecimento e visualizar o conceito de número
racional como resultante da articulação entre seus diferentes significados e representações. Por
fim, este trabalho demonstrou que a abordagem da TAS com professores de Matemática em
formação inicial é importante para a promoção de concepções que eventualmente conduzam a
práticas mais propícias à aprendizagem significativa de Matemática, com foco na aquisição de
conceitos, sendo os programas de iniciação à docência um contexto importante para a ampliação
e aplicação desses conhecimentos.
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