Gestão democrática e qualidade de ensino: estudo sobre uma escola urbana
Resumen
O presente trabalho tem por objetivo investigar a gestão escolar democrática e suas
contribuições para a qualidade do ensino em uma escola municipal localizada na zona urbana no município de Esperança do Sul/RS, referente ao ano de 2013. A pesquisa buscou relacionar as ações da gestão escolar com a qualidade na educação da instituição, pois é um tema bastante discutido em nossa sociedade atualmente. A metodologia usada foi o estudo de caso e teve uma abordagem qualitativa, usando como instrumento de coleta de dados a entrevistas aplicadas através da técnica
do grupo focal. A análise dos dados coletados foi realizada a partir da análise textual apoiada na base teórica construída para fundamentar a pesquisa. Nos principais resultados da pesquisa pode-se perceber que na escola pesquisada há uma abertura para a democracia na gestão, em que todos os setores têm liberdade para propor e discutir soluções em grupos há também a possibilidade de uma maior qualidade na educação fornecida, pois todos se sentem parte do processo educativo. Também
foi observado que na escola pesquisada a gestão democrática é um processo efetivo, que inclui e promove um trabalho compartilhado e participativo para todos, não importando a função desempenhada. Com isto, a pesquisa demonstra que o tema merece ser estudado com seriedade, pois se trata de um meio para promover uma educação de qualidade, seja com a participação da gestão, professores, funcionários e a família sempre procurando incluir e encontrar formas para que todos possam alcançar seus objetivos.
Colecciones
- Gestão Educacional - EaD [1014]