Reflexos da violência doméstica na escola: um desafio para o gestor escolar
Abstract
Este trabalho tem como objetivo geral analisar como os gestores da Escola Municipal Adelmo Simas Genro, enfrentam os casos de crianças vítimas de Violência Doméstica que chegam a escola. O estudo se realizou sob a abordagem de cunho qualitativa e sobre o enfoque do estudo de caso, tendo como método para a coleta dos dados o questionário. A pesquisa teve como colaboradoras uma professora, a coordenadora pedagógica e a orientadora educacional. Para o embasamento teórico foram utilizados autores como: Azevedo (1984), Libanêo (2011), Luck (2000), Maturana (2002) (2008), Minayo (2001) Ricotta (1999), entre outros. Por meio da análise dos dados notou-se no decorrer do questionário uma constante fuga aos questionamentos e profunda objetividade nas respostas, isso demonstra a complexidade do tema e, sobretudo a falta de conhecimento do mesmo por parte dessa professora e dessas gestoras. Verifiquei que mesmo as pesquisadas afirmando sentirem-se preparadas para enfrentar os casos de crianças que chegam à escola vítimas de violência Doméstica, elas não sabem, se quer, conceituar o termo Violência Doméstica, quanto também não possuem conhecimento sobre todos os lugares de denúncias. Porém sentem-se importantes na ajuda a essas crianças. É importante frisar que talvez os gestores e professora julgam-se preparados, pelo fato de participarem constantemente de cursos de formação continuada na área pesquisada.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [951]