Reflexos da violência doméstica na escola: um desafio para o gestor escolar
Visualizar/ Abrir
Data
2012-11-30Autor
Moro, Letícia Gonçalves Borin
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este trabalho tem como objetivo geral analisar como os gestores da Escola Municipal Adelmo Simas Genro, enfrentam os casos de crianças vítimas de Violência Doméstica que chegam a escola. O estudo se realizou sob a abordagem de cunho qualitativa e sobre o enfoque do estudo de caso, tendo como método para a coleta dos dados o questionário. A pesquisa teve como colaboradoras uma professora, a coordenadora pedagógica e a orientadora educacional. Para o embasamento teórico foram utilizados autores como: Azevedo (1984), Libanêo (2011), Luck (2000), Maturana (2002) (2008), Minayo (2001) Ricotta (1999), entre outros. Por meio da análise dos dados notou-se no decorrer do questionário uma constante fuga aos questionamentos e profunda objetividade nas respostas, isso demonstra a complexidade do tema e, sobretudo a falta de conhecimento do mesmo por parte dessa professora e dessas gestoras. Verifiquei que mesmo as pesquisadas afirmando sentirem-se preparadas para enfrentar os casos de crianças que chegam à escola vítimas de violência Doméstica, elas não sabem, se quer, conceituar o termo Violência Doméstica, quanto também não possuem conhecimento sobre todos os lugares de denúncias. Porém sentem-se importantes na ajuda a essas crianças. É importante frisar que talvez os gestores e professora julgam-se preparados, pelo fato de participarem constantemente de cursos de formação continuada na área pesquisada.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [950]