Acessibilidade digital para a inclusão no ensino superior de uma aluna com deficiência visual: uma análise da prática
Abstract
Contextualização: O presente artigo tenciona demonstrar o uso de recursos de acessibilidade digital
para promover a inclusão digital, autonomia e independência do uso de computadores de uma graduanda
com deficiência visual. Processo de intervenção: Este estudo, contempla a vivência de uma bolsista
de graduação de Terapia Ocupacional e uma estudante de um curso da área das licenciaturas da
Universidade Federal de Santa Maria, com deficiência visual, e a potência das práticas e intervenções de
terapia ocupacional ao mediarem todo o processo de adaptação e personalização de recursos
tecnológicos ao serem utilizados por pessoas com deficiência visual. Análise crítica da prática:
Decorrente da ausência de acessibilidade nos diversos ambientes virtuais, o debate sobre inclusão digital
no mundo contemporâneo vem manifestando grande relevância como um fator de desenvolvimento
social. Síntese das considerações: Ao garantir, no ensino superior, o acesso às tecnologias e aos
recursos tecnológicos, neste contexto, pode-se contribuir para uma sociedade mais inclusiva, diversa e
igualitária.