O processo de constituição do pesquisador em educação matemática: possibilidades de formação em um grupo de estudos e pesquisas
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Data
2023-06-16Primeiro membro da banca
Oliveira, Alex Jordane de
Segundo membro da banca
Panossian, Maria Lucia
Terceiro membro da banca
Astudillo, Mario Reinaldo Vásquez
Quarto membro da banca
Isaia, Silvia Maria de Aguiar
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), na linha
de pesquisa Docência, Saberes e Desenvolvimento Profissional, da Universidade Federal de
Santa Maria (UFSM). O fenômeno investigado foi a formação do pesquisador em Educação
Matemática no contexto de um grupo de estudos e pesquisas. A questão de pesquisa foi: em um
grupo de estudos e pesquisas, o que é determinante para que a formação do pesquisador em
Educação Matemática se constitua como uma atividade? Visando respondê-la, elencou-se como
objetivo geral: compreender como a formação do pesquisador em Educação Matemática se
constitui como atividade em um grupo de estudos e pesquisas; e como ações investigativas:
revelar a organização de um grupo de estudos e pesquisas; identificar motivos que levam
sujeitos a se inserirem em um grupo de estudos e pesquisas; evidenciar aspectos formativos do
pesquisador em Educação Matemática que vão além do objeto particular; e verificar o papel de
diferentes tipos de relações na formação do pesquisador em Educação Matemática. A
investigação partiu da compreensão da pesquisa como uma atividade e seguiu duas dimensões:
orientadora e executora. Na dimensão orientadora, amparou-se nos pressupostos da Teoria
Histórico-Cultural (THC), Teoria da Atividade (TA) e na compreensão de coletivo, em especial
por meio das obras Vigotski, Leontiev e Petrovski. Estes serviram como suporte para o
desenvolvimento da dimensão executora, que apresenta de que maneira a pesquisa foi
idealizada. O contexto da investigação foi um Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação
Matemática (GEPEMat) cujos encontros foram acompanhados por quatro semestres letivos e
contou com 19 participantes. A apreensão dos dados aconteceu pelos seguintes instrumentos
investigativos: gravações em áudio e vídeo, relato escrito, memorie, sessão reflexiva e diário da
pesquisadora. O material de análise foi organizado por meio da contextualização do espaço da
pesquisa e de três Isolados de análise, sistematizados em episódios e cenas. O
“Contextualizando o espaço investigado” mostrou que o grupo é intencionalmente organizado
com características de um coletivo, realizando ações que se aproximam das desempenhadas
pelo pesquisador. O isolado “Motivos” apresentou que são oriundos de necessidades
vivenciadas no espaço, por meio das ações que ele oportuniza. Já o isolado “Vivências”
expressou a importância de o sujeito aprender a estudar coletivamente e lidar com questões
externas à pesquisa em seu processo formativo. Por fim, o isolado “Relações” demonstrou que
as relações acontecem com o meio, com o objeto e entre pares, e a depender das condições
objetivas e subjetivas, são formativas. O entrelaçamento desse movimento de análise permitiu
defender que o processo de formação do pesquisador em Educação Matemática, em um grupo
de estudos e pesquisas, se constitui como uma atividade, quando o grupo tem características de
um coletivo. Como contribuição, a tese aponta que há modos de organização e operações em
um grupo de estudos e pesquisas que podem impactar positivamente as condições de formação
do pesquisador em Educação Matemática.
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