Acessibilidade em audiovisual: tornando o vídeo “Ipê Amarelo - 30 Anos” acessível
Resumo
Os processos de comunicação através das tecnologias atuais tem se mostrado cada vez mais avançados. No entanto, a acessibilidade não caminha no mesmo ritmo. Isso se nota ao observarmos a ausência de recursos acessíveis nos produtos
audiovisuais, principalmente nos oriundos da internet, ferramenta de comunicação mais atual. Com isso, se torna essencial buscar formas concretas e objetivas de acessibilizar o meio audiovisual e tornar a comunicação mais acessível. Nesse sentido, o objetivo deste projeto experimental foi tornar o vídeo institucional da Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo - UFSM, em comemoração aos 30 anos da escola acessível, por meio da legendagem, audiodescrição e janela de Libras. Para isso, nos fundamentamos na legislação brasileira e autores como Sassaki (2002); Chaves (2012); Costa (2014); Naves (2015); Vieira, Assis e Araújo (2020). Os principais resultados deste trabalho foram a criação de um estudo com diretrizes para orientar futuros produtos audiovisuais acessíveis e a publicação do vídeo acessível da Ipê Amarelo, a primeira publicação completamente acessível na UFSM.