Brechó virou moda? As estratégias publicitárias das marcas de moda de segunda mão
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Date
2023-09-28Primeiro membro da banca
Marques, Camila da Silva
Segundo membro da banca
Andres, Fernanda Sagrilo
Metadata
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A presente pesquisa tem como tema geral publicidade e brechós, mais especificamente a
análise das estratégias publicitárias utilizadas por brechós do sul do Brasil. Como problema
de pesquisa delimitou-se: Quais as principais estratégias publicitárias utilizadas por
brechós, considerando os capitais econômico, cultural, social e simbólico? E, para
responder a questão problema deste estudo, elencamos o seguinte objetivo geral: Identificar
as características do subcampo dos brechós, considerando suas relações ou as
aproximações aos capitais econômico, cultural, social e simbólico propostos por Pierre
Bourdieu. Já os objetivos específicos configuram-se como: Relacionar os campos de
publicidade e moda; Mapear as características do subcampo dos brechós; Compreender a
relação das estratégias publicitárias dos brechós com os Capitais (econômico, simbólico,
cultural e social); Refletir sobre as estratégias publicitárias utilizadas no subcampo dos
brechós. A metodologia utilizada para dar conta dos objetivo é a cartografia apresentada por
Deleuze e Guattari (1995) e Kastrup (2007), principalmente as fases de funcionamento
atencional Rastreio, Pouso, Toque e Reconhecimento atento às quais associamos nossas
etapas de pesquisa, respectivamente: discussão teórica; discussão teórica metodológica; coleta
de dados e análise de dados. As discussões teóricas se deram através de Lipovetsky (1989),
Bourdieu (2007 e 2013), Rocha (1985), Barnard (2003) e Bergamo (2007) e a coleta de dados
por meio de questionários aplicados de forma online com donas de brechós de nove estados
do Brasil e também da análise de perfis do Instagram e sites de brechós de referência
nacional. Como resultados aponta-se principalmente que a relação entre publicidade e moda
determina estas como dispositivos sociais que afetam a vida coletiva e configuram uma
perspectiva mercadológica para o subcampo dos brechós. Como características do subcampo
dos brechós podemos elencar que este é um empreendimento de mercado concreto recente,
em expansão e lucrativo quando bem gerenciado. Sobre as relações das estratégias
publicitárias com os capitais de Bourdieu conclui-se que economicamente estas visam
economia e vantagens para as consumidoras. O capital cultural utiliza das referências que
celebridades trazem consigo e de movimentos mercadológicos como “Novidades toda
semana” para ativar nas consumidoras a segurança de comprar em uma loja que segue
padrões. Já quando analisado socialmente, o subcampo dos brechós é menos expressivo, não
possuindo tanto engajamento em grupos, o que parece girar em torno dos preconceitos
socialmente aceitos sobre os brechós, que caracterizam estes como lugar de roupa velha e de
defuntos. Sobre o capital simbólico podemos apontar que a associação dos brechós com
marcas reconhecidas é a estratégia mais utilizada, vender roupas de grife por menos é o maior
argumento. A respeito dos valores utilizados como estratégias de venda concluo que estes são
principalmente mercadológicos, onde o capital econômico se sobressai. Além disso, a
sustentabilidade apesar de ser o ponto de partida para a criação dos brechós não é o foco deste
mercado, que não foca sua comunicação em torno dela e quando faz é de forma isolada,
temática e modesta.
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