Movimentos na produção da política curricular na perspectiva da Base Nacional Comum Curricular em contextos emergentes
View/ Open
Date
2023-08-29Primeiro membro da banca
Bolzan, Dóris Pires Vargas
Segundo membro da banca
Lunardi, Elisiane Machado
Terceiro membro da banca
Morosini, Marília Costa
Quarto membro da banca
Canan, Silvia Regina
Metadata
Show full item recordAbstract
Esta tese do Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria,
aborda a temática política curricular municipal em contextos emergentes, na perspectiva da Base
Nacional Comum Curricular. Para tanto, tem-se por objetivo geral compreender os movimentos
relacionados ao processo de produção da Política Curricular do município de Encruzilhada do Sul/RS,
na perspectiva da Base Nacional Comum Curricular em contextos emergentes. E por objetivos
específicos prioriza-se: (i) reconhecer os processos sociais e históricos em contextos emergentes
presentes na política curricular brasileira, em especial na Base Nacional Comum Curricular; (ii)
identificar os aspectos teóricos e metodológicos de gestão educacional e escolar inter-relacionados à
produção da política curricular da Rede Municipal de Ensino de Encruzilhada do Sul/RS; e, (iii) analisar
os movimentos subjacentes à produção da política curricular Rede Municipal de Ensino de Encruzilhada
do Sul/RS. Na perspectiva epistemetodológica, a tese está fundamentada num estudo de caso de
abordagem qualitativa, e se utiliza do Estado do Conhecimento, da análise documental, do questionário
misto aplicado on-line (com gestores/as escolares e docentes), bem como, de entrevistas (com
gestores/as educacionais da Secretaria de Educação e do Conselho Municipal de Educação). A análise
de dados está balizada no “ciclo de políticas”. O referencial teórico está organizado com base em:
Akkari (2011); Ball (1993, 2021); Ball e Mainardes (2011); Dalla Corte (2017); Frigotto et al. (1992);
Mainardes, Ferreira e Tello (2011); Morosini (2014); Ball e Bowe (2011); Pacheco (2005); Sacristán
(2000, 2007); na Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017a), entre outros documentos legais e
autores da área da educação. A partir deste estudo, foi possível compreender o processo de produção
da política curricular do município de Encruzilhada do Sul/RS, considerando: a forma de pensar o
currículo escolar de maneira integrada e globalizada; a compreensão dos(as) colaboradores(as) da
pesquisa acerca do que é política curricular e de como se constrói uma política curricular; o impacto na
forma de produção da política curricular municipal a partir do processo de auto/trans/formação dos(as)
partícipes; e, os desafios que envolvem o processo de produção da política curricular municipal.
Destaca-se, também, a recorrência acerca da atuação democrática e participativa dos(as)
educadores(as) diante do processo de produção da política curricular de Encruzilhada do Sul/RS.
Nesse sentido, defende-se a tese de que “a produção da política curricular municipal necessita ser
compreendida e articulada a partir de movimentos democrático-participativos, considerando demandas
socioeducativas e a qualificação da formação e atuação de gestores(as) e docentes em contextos
emergentes, que se configuram e interferem em novas formas de dinamização do currículo, seja na
construção, na interpretação, ressignificação, quanto na consecução e avaliação em processos de
gestão educacional e gestão escolar”.
Collections
The following license files are associated with this item: