A escala labirinto no diagnóstico diferencial entre transtorno do espectro autista e transtorno de linguagem na faixa etária de 2 a 4 anos
View/ Open
Date
2023-07-25Primeiro coorientador
Pondé, Milena Pereira
Primeiro membro da banca
Prando, Mirella Liberatore
Segundo membro da banca
Simoni, Simone Nicolini de
Metadata
Show full item recordAbstract
Este estudo teve como objetivo analisar a contribuição da Escala Labirinto na realização do diagnóstico diferencial de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno de Linguagem (TL) com idades entre 2 e 4 anos. A Escala Labirinto foi aplicada em 38 crianças com diagnóstico clínico fonoaudiológico de TL, 48 crianças com diagnóstico médico de TEA e 28 com desenvolvimento típico (DT). As avaliações do grupo DT e grupo TEA foram provenientes de banco de dados do grupo de pesquisa Labirinto. A composição do grupo TL teve como critério de inclusão crianças na faixa etária de dois a quatro anos, com atraso nos domínios de comunicação e linguagem receptiva e/ou expressiva, diagnosticados pelos fonoaudiólogos e com comprovação pelo Inventário Dimensional de Avaliação do Desenvolvimento Infantil (IDADI). Essas crianças estavam em processo terapêutico com diagnóstico de TL em clínicas particulares e clínicas-escola ou na fila de espera de clínicas-escola, com queixa de atraso de linguagem, nas cidades de Santa Maria, Porto Alegre, Farroupilha, Rio Grande e Bagé (RS). Após assinarem o termo de consentimento livre e esclarecido, os responsáveis preencheram o questionário IDADI e a anamnese da Escala Labirinto de forma on-line ou impressa, e foram consultados para complementações na entrevista quando necessário. Os procedimentos que compõem a avaliação a Escala Labirinto foram aplicados com as crianças, na presença dos responsáveis, em sala individual. A análise dos vídeos e a tabulação de dados foram realizadas pela pesquisadora e orientadora deste estudo. A análise estatística foi realizada por meio do software JASP, versão 0.15. Para comparar a pontuação entre os grupos, foi utilizado o teste ANOVA one-way. Também foi utilizado o teste Post Hoc Scheffe. A pontuação da Escala Labirinto permitiu diferenciar os grupos TL e TEA nas subescalas de Interação Social, Comunicação Verbal e Não Verbal, e Comportamento Rígido e Gesto Repetitivo. A maior diferença significativa entre o grupo TEA e TL é na subescala de Comunicação Não Verbal. A escala demonstrou diferença significativa entre os grupos DT e TL nas subescalas de Comunicação Verbal e Não Verbal, e Comportamento Rígido e Gesto Repetitivo. Esses resultados evidenciam que a Escala Labirinto apresenta especificidade para realização do diagnóstico entre TEA, TL e DT, apresentando-se como um instrumento efetivo para auxiliar os profissionais a realizarem diagnóstico diferencial na clínica da infância.
Collections
The following license files are associated with this item: