Gestão Educacional: Recent submissions
Now showing items 1-20 of 294
-
Gestão pedagógica de ambiências lúdicas de alfabetização e letramento no ciclo da infância
(2024-02-27)Este trabalho de monografia ajusta-se à Linha de Pesquisa 2 – Gestão Pedagógica e Contextos Educativos (LP2) do Programa de Pós-Graduação em Políticas públicas e Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria ... -
O trabalho pedagógico em turmas do ciclo de alfabetização
(2024-08-08)O estudo em pauta trata-se de uma pesquisa de monografia do curso de Especialização em Gestão Educacional, da Universidade Federal de Santa Maria. Buscamos compreender como as professoras do bloco de alfabetização pensam ... -
O papel da coordenação pedagógica na formação continuada de professores(as) da primeira infância
(2024-03-28)Este trabalho é um estudo desenvolvido no curso Especialização em Gestão Educacional, do Programa Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e apresenta ... -
Gestão pedagógica de processos formativos na formação continuada: oportunidade viabilizada por um projeto de ensino
(2023-12-19)Este estudo monográfico é decorrente dos processos desenvolvidos no curso de Especialização em Gestão Educacional, junto a linha de pesquisa LP2- Políticas e Gestão da Educação Básica e Superior, do Programa de Pós-graduação ... -
A pandemia de Covid-19 e a gestão escolar: o que as pesquisas acadêmicas revelam
(2024-02-15)Essa pesquisa caracteriza-se como um estudo monográfico desenvolvido vinculado ao programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, da Universidade Federal de Santa Maria, em nível de especialização. ... -
Educação bilíngue no contexto da educação infantil: algumas reflexões perguntativas
(2023-12-26)A presente pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional e foi desenvolvida para o Curso de Especialização em Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria ... -
Literatura infantil e Programa Nacional do Livro e do Material Didático(PNLD) na educação infantil: quando um retrocesso tenta ser disfarçado
(2021-05-20)Esta monografia integra-se à linha de pesquisa LP2 - Gestão Pedagógica Contextos Educativos do Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria. Aborda o tema da Literatura Infantil e ... -
Educação infantil nos desdobramentos do processo de inclusão: perspectivas de professores e equipe gestora
(2013-06-13)Neste trabalho propomos demonstrar e discutir como ocorre o processo de inclusão na Educação Infantil em uma escola do município de Santa Maria, destacando o olhar dos docentes e da equipe diretiva da escola a respeito ... -
Educação inclusiva: os gestores educacionais frente uma educação para as diferenças
(2004)Este estudo tem por objetivo identificar como os gestores educacionais reconhecem seu papel dentro do processo inclusivo de alunos com necessidades educacionais especiais no ensino regular, em três escolas da rede pública ... -
Inclusão: um olhar reflexivo
(2005-03-15)Neste trabalho analisou–se o olhar reflexivo de professores do ponto de vista das estratégias utilizadas na melhoria da aprendizagem, verificando sua contribuição ao processo de reflexão profissional em função da conduta ... -
Gestão e racismo: como enfrentar a dialética do preconceito?
(2006-11-21)O trabalho, “Gestão e Racismo: como enfrentar a dialética do preconceito?”, foi desenvolvido no Curso de Especialização em Gestão Educacional, do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), partindo ... -
O papel da equipe diretiva na construção de um trabalho pedagógico concreto: um estudo de caso
(2005)O objetivo do estudo é compreender por meio da diferenciação entre trabalho “abstrato” e trabalho “concreto”, o papel da equipe diretiva, bem como outros elementos que envolvem o contexto escolar. A pesquisa integra ... -
Educação de jovens e adutos: história de vida como fator mediador das relações educacionais
(2004-11-18)O presente trabalho tem a intenção de contribuir, de forma reflexiva, sobre a Educação de Jovens e adultos frente às exigências do mundo globalizado. Pretendese conhecer as representações dos alunos alfabetizandos e ... -
O pedagogo como gestor do conhecimento nas organizações escolares e empresariais
(2004)O presente artigo trata sobre a atuação do pedagogo como gestor do conhecimento nas organizações escolares e empresariais, identificando seu papel e as mudanças percebidas a partir de sua ação profissional. Inicia-se ... -
Problematizando o currículo da escola comum na produção das identidades surdas
(2007-11-09)Este estudo realizado no Curso de Especialização em Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria procurou problematizar o currículo de uma escola comum como espaço de educação inclusiva para surdos. A ... -
Comprometimento político do professor de Geografia como membro da gestão escolar
(2005-08-22)Este trabalho monográfico apresenta o posicionamento político das duas professoras de Geografia da única escola estadual de Ensino Médio do município de Restinga Seca/RS. Utilizando o conceito de espaço dos possíveis de ... -
A parceria público-privada na expansão da educação infantil no município de Santa Maria/RS
(2022-08-01)Esta pesquisa trata sobre a questão da compra de vagas por parte do município de Santa Maria nas escolas da rede privada. A pesquisa está inserida na linha LP2- Políticas Públicas e Gestão Educacional, do Curso de ... -
A qualificação profissional dos professores gestores das EMEI de Santa Maria e os desafios postos pela legislação em educação
(2006-11-14)A legislação sobre educação promulgada a partir do final da década de 1980, resultante do processo de redemocratização do Brasil, destaca a Educação Infantil no cenário nacional. Legaliza-se a promoção de melhoria no ... -
As políticas de educação de jovens e adultos nas práticas escolares: um estudo de caso
(2006-01-17)Este trabalho analisa de forma crítica as políticas educacionais da EJA nas práticas escolares no Colégio Estadual Tancredo Neves. Partindo da realidade sócio-econômica dos alunos dessa modalidade de ensino, busca-se verificar ... -
O papel do professor no atual contexto sócio-educacional: um estudo na Escola Municipal de Ensino Fundamental Vicente Farencena
(2004)O presente trabalho é o resultado de um estudo bibliográfico e de uma pesquisa realizada com os professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Vicente Farencena, com o objetivo de verificar como os professores ...