Validade e fidedignidade do instrumento virtual de avaliação da fala
View/ Open
Date
2023-08-11Primeiro coorientador
Keske-Soares, Marcia
Primeiro membro da banca
Ceron, Marizete Ilha
Segundo membro da banca
Mota, Helena Bolli
Metadata
Show full item recordAbstract
O Transtorno dos Sons da Fala (TSF) é um termo amplo que abrange os déficits em
aspectos motores e fonológicos envolvidos na produção de fala. O fonoaudiólogo é o
profissional capacitado para atuar frente à avaliação, diagnóstico e tratamento dos TSF
e, para isso, deve contar com instrumentos de avaliação capazes de identificar as
dificuldades e classificar a fala do sujeito em relação aos tipos de TSF existentes. O
presente estudo teve como objetivos buscar evidências de fidedignidade e de validade
para as tarefas de nomeação e imitação de palavras do Instrumento Virtual de Avaliação
da Fala (UBERTI, 2023). Esta pesquisa foi devidamente registrada e aprovada no Comitê
de Ética e Pesquisa (CEP) da Universidade Federal de Santa Maria sob o número
3.972.480. A amostra de fidedignidade foi composta por 20 crianças com transtorno
fonológico (TF), com idades entre quatro e oito anos e onze meses (M=6,2; DP=1,4). A
amostra de validade de critério foi composta por 45 crianças com idade entre quatro e
nove anos (M=6,11; DP=1,54). Destas, 26 apresentavam TF e 19 apresentavam
Desenvolvimento Típico de Fala (DTF). Como critério de inclusão, deveriam apresentar
idades entre dois e 17 anos, ter o Português Brasileiro como primeira língua, ter acuidade
visual e auditiva dentro dos padrões de normalidade ou corrigidas, apresentar adequado
desempenho em habilidades de compreensão e expressão da linguagem oral e/ou escrita.
Como critérios de exclusão, foram consideradas a presença de alterações
socioemocionais relevantes, alterações e/ou desproporções dentofaciais, síndromes e/ou
mutações genéticas, ou ainda distúrbio neurocomportamental complexo. Para o
diagnóstico do TF, foi utilizado o INFONO. Assim, as crianças foram divididas em dois
grupos. Após, foram aplicadas as tarefas de nomeação e imitação de palavras do
Instrumento Virtual de Avaliação da Fala (UBERTI, 2023). Para a consistência
interavaliadores, dois examinadores refizeram a transcrição e análise contrastiva das
palavras de cada tarefa de 20 crianças. Os dados foram avaliados por meio do teste de
concordância de Kendall. Para análise da validade de critério, utilizou-se o teste T para
comparar duas amostras independentes. Na análise interavaliadores, a concordância na
tarefa de nomeação variou de 63% a 100%, e na de imitação de palavras variou de 47%
a 100%, sendo significante para todos os fonemas em ambas as tarefas. Na análise de
validade de critério, ambas as tarefas foram capazes de diferenciar os grupos. Nas tarefas
de nomeação e imitação de palavras, não houve diferença significativa para as nasais e
plosivas, com exceção do /g/ na tarefa de nomeação. O instrumento mostrou evidência
de validade de critério satisfatório, uma vez que é capaz de diferenciar os grupos.
Ressalta-se que, nos fonemas em que não houve diferenças significativas, está de acordo
com as trocas apresentadas pelas crianças com TF, uma vez que a maioria já os
apresentava adquiridos.
Collections
The following license files are associated with this item: