Alteridade surda e aprendizagem: possibilidades frente à inclusão na escola do campo
Resumen
O presente trabalho intitulado “Alteridade Surda e Aprendizagem: Possibilidades frente à Inclusão na Escola do Campo” problematiza: Como acontece o processo de ensino e aprendizagem de uma criança surda incluída no contexto da escola do campo em Santa Maria-RS? Tem como objetivo central verificar a aprendizagem escolar de uma criança surda incluída, analisando as possibilidades no exercício de ensinar frente à inclusão na escola do campo em Santa Maria-RS. Como objetivos específicos investigar a metodologia utilizada pelos professores durante o processo educativo desta criança. Trata-se de um aluno surdo, com dez anos de idade, que está frequentando o 5° ano do Ensino Fundamental - EF, em uma escola do campo no município de Santa Maria-RS. Utilizou-se como instrumento para a pesquisa os Pareceres Pedagógicos e as Observações realizadas e registradas num Diário de Campo, pela autora deste TCC. Os dados para análise do estudo foram coletados durante a prática pedagógica do Estágio Supervisionado - área da surdez, realizado na mesma escola, lócus desta investigação. Como resultados desta investigação, antes de tudo, é preciso compreender o processo de inclusão escolar da alteridade surda. É preciso observar todo contexto que envolve a aprendizagem do aluno e utilizar os recursos e metodologias adequadas para este fim. Entender de que forma o aluno apropria-se desses recursos durante a trajetória escolar, como também, da metodologia de ensino utilizada, que garanta e legitime uma educação voltada para a diferença e potencialidades dos surdos. Sendo assim, há necessidade do uso da língua de sinais como língua de interação e instrução e o português escrito como segunda língua. Quiçá, seja possível incluir o sujeito que vive a experiência visual, no contexto da escola inclusiva. Para que isso possa se efetivar é preciso que a comunidade ouvinte domine a língua visual espacial. Considera-se que os dados revelados nesse estudo podem impulsionar outras pesquisas na área da educação dos surdos, principalmente da inclusão escolar, contribuindo assim para o conhecimento e novos desafios neste campo de atuação.
Colecciones
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: