Políticas linguísticas sobre o ensino de língua portuguesa no Brasil: uma relação entre a historicidade e o discurso
View/ Open
Date
2021-05-07Primeiro membro da banca
Massman, Débora Raquel Hettwer
Segundo membro da banca
Cervo, Larissa Montagner
Metadata
Show full item recordAbstract
As condições de implementação de um documento educacional configuram-se como uma política na elaboração e propagação do saber escolarizado no Brasil. Determinados por meios próprios de produção, estes arquivos oficiais traçam metas para o ensino através de diretrizes e competências educacionais. Dessa maneira, estas proposições dão bases para os artefatos avaliativos do país. Neste enfoque, a presente dissertação realiza uma discussão sobre as competências de linguagem propostas para a modalidade do Ensino Médio, presentes no texto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O objetivo principal do estudo é compreender como a linguagem se apresenta neste texto, entendendo-a como fator crucial para o desenvolvimento educacional de todas as etapas do ensino. Com a escolha analítica da BNCC, reconhece-se a sua importância, na atualidade, para se pensar em políticas educacionais brasileiras. Mais do que isso, compreende-se este documento como a representação de um discurso político sobre o ensino. No que concerne ao referencial teórico desta pesquisa, aborda-se o entremeio teórico da Análise de Discurso (AD) de vertente materialista, pensada por Pêcheux com a História das Ideias Linguísticas, difundida por Auroux. Ressalta-se que, a AD e a HIL ganham destaque, no Brasil, a partir da pesquisadora Orlandi, a qual propõe uma discussão embasada nas duas linhas de pesquisa. Neste jogo entre a AD e a HIL, fizemos uma leitura da BNCC, pensando o texto como um discurso com diversas significações e produzido a partir de uma Ideologia. Logo, identificamos que este texto apresenta traços de uma perspectiva de ensino integral e com itinerários formativos que modificam o regime educacional do Ensino Médio brasileiro.
Collections
The following license files are associated with this item: