Políticas linguísticas sobre o ensino de língua portuguesa no Brasil: uma relação entre a historicidade e o discurso
Fecha
2021-05-07Primeiro membro da banca
Massman, Débora Raquel Hettwer
Segundo membro da banca
Cervo, Larissa Montagner
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
As condições de implementação de um documento educacional configuram-se como uma política na elaboração e propagação do saber escolarizado no Brasil. Determinados por meios próprios de produção, estes arquivos oficiais traçam metas para o ensino através de diretrizes e competências educacionais. Dessa maneira, estas proposições dão bases para os artefatos avaliativos do país. Neste enfoque, a presente dissertação realiza uma discussão sobre as competências de linguagem propostas para a modalidade do Ensino Médio, presentes no texto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O objetivo principal do estudo é compreender como a linguagem se apresenta neste texto, entendendo-a como fator crucial para o desenvolvimento educacional de todas as etapas do ensino. Com a escolha analítica da BNCC, reconhece-se a sua importância, na atualidade, para se pensar em políticas educacionais brasileiras. Mais do que isso, compreende-se este documento como a representação de um discurso político sobre o ensino. No que concerne ao referencial teórico desta pesquisa, aborda-se o entremeio teórico da Análise de Discurso (AD) de vertente materialista, pensada por Pêcheux com a História das Ideias Linguísticas, difundida por Auroux. Ressalta-se que, a AD e a HIL ganham destaque, no Brasil, a partir da pesquisadora Orlandi, a qual propõe uma discussão embasada nas duas linhas de pesquisa. Neste jogo entre a AD e a HIL, fizemos uma leitura da BNCC, pensando o texto como um discurso com diversas significações e produzido a partir de uma Ideologia. Logo, identificamos que este texto apresenta traços de uma perspectiva de ensino integral e com itinerários formativos que modificam o regime educacional do Ensino Médio brasileiro.
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