Estimulação essencial e a inclusão de crianças com deficiência em uma instituição de educação infantil.
Abstract
A Estimulação Essencial é um dos campos de estudo e atuação da Educação Especial e este se constitui em um dos temas do presente trabalho de conclusão de curso que tem como objetivo, junto com as professoras da Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo, compreender a relação entre Educação Infantil e Estimulação Essencial no desenvolvimento das crianças com deficiências incluídas nas turmas multi-idades. Para embasar teoricamente este trabalho, foram utilizadas algumas conceituações importantes: Estimulação essencial, Educação Infantil, Turmas Multi-idades e inclusão de crianças na Educação Infantil. Quanto à abordagem metodológica de estudo, ela foi de caráter qualitativo, por meio de estudo de caso, em que a construção de dados foi produzida através de questionário aberto composto por cinco perguntas, o qual foi respondido por cinco docentes de turmas multi-idades da Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo. Os dados obtidos e analisados permitiram compreender que o Trabalho Docente Articulado que é realizado na Ipê Amarelo se constitui em uma estratégia interessante e
importante para o pleno desenvolvimento das crianças com deficiências incluídas e de todas as crianças, pois tal trabalho promove a estimulação essencial, mesmo que na maioria das vezes isso não seja conceituado assim pelos docentes pedagogos, pois o termo “Estimulação Essencial” não é de conhecimento de todos.
Collections
The following license files are associated with this item: