De Gutenberg ao jornalismo pós-industrial: o percurso do autor no webjornalismo do interior
Ver/
Fecha
2018-03-26Primeiro membro da banca
Amaral, Márcia Franz
Segundo membro da banca
Christofoletti, Rogério
Terceiro membro da banca
Carvalho, Luciana Menezes
Quarto membro da banca
Belochio, Vivian de Carvalho
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Esta tese aborda o tema da autoria no jornalismo a partir da atual configuração da mídia, que parece dar vozes a segmentos até então alienados do processo comunicativo, mas que implica em uma problemática complexa no que se refere à questão da autoria e seus desdobramentos. A problematização do tema da autoria pode ser feita por vieses bastante heterogêneos como o quadro atual da comunicação, que muitos estão chamando de Ecologia da Mídia, onde há a coexistência de antigos e novos meios de comunicação no ambiente midiático. A partir desta problemática é delimitada a questão da tese: como a autoria se manifesta na produção do webjornalismo do interior, em seu estatuto epistemológico, deontológico e fenomenológico. Esta autoria reflete a pluralidade de vozes da audiência contemporânea ou apenas reproduz o predomínio da velha ordem sob uma nova roupagem tecnológica? O objetivo geral é delinear o estatuto da autoria jornalística no contexto da atual Ecologia da Mídia, a partir de sua dimensão epistemológica, deontológica e fenomenológica. A tese estrutura-se em quatro capítulos. O primeiro discute o aspecto epistemológico da autoria jornalística. O segundo é dedicado à face normativa ou deontológica. O terceiro apresenta a metodologia adotada na análise empírica. O quarto expõe a abordagem empírica ou fenomenológica e traz a análise realizada sobre o webjornalismo local no portal de notícias Ijui.com, que é complementada e relativizada com dados obtidos das equipes editoriais dos portais dos jornais Zero Hora e Folha de S.Paulo. As considerações finais indicam que o percurso autoral investigado mostra aspectos instigantes, como a tensão entre as normas das empresas de comunicação e as novas possibilidades de interação e de exercício autoral. Avanços e recuos no espaço permitido à voz autoral, seja do jornalista, seja da audiência que se manifesta pelo jornalismo. Persistência de formas clássicas de expressão e de falseamento da autoria, usadas como estratégias de manifestação, imbricadas às novas formas de produzir e de dizer de maneira autoral. Todas estas manifestações tendem a configurar a face polifônica ampliada da autoria no jornalismo: contraditória, plena de novas possibilidades de expressão, e marcada pelo conflito.
Colecciones
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: