As potencialidades do uso do aplicativo GraphoGame para os estudantes com deficiência intelectual
Fecha
2023-11-08Autor
Silva, Cristiane Gonçalves da
Primeiro membro da banca
Picada, Ângela Balbina Neves
Segundo membro da banca
Bridi, Fabiane Romano de Souza
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Este estudo, vinculado à linha de pesquisa Educação Especial, Inclusão e
Diferença do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e do Grupo de
Pesquisa Interdisciplinar em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria,
parte da seguinte questão norteadora: como o GraphoGame colabora para a
aprendizagem de estudantes com Deficiência Intelectual? Diante disso, o objetivo
geral é analisar as potencialidades do uso do GraphoGame na aprendizagem de
estudantes com Deficiência Intelectual. A metodologia caracteriza-se como pesquisa
qualitativa, de natureza básica, do tipo exploratória e descritiva e quanto aos
procedimentos metodológicos como pesquisa participante. Os sujeitos são
estudantes com deficiência intelectual, que frequentam o Atendimento Educacional
Especializado, do 3º ao 7º ano do Ensino Fundamental com idades entre oito e
quinze anos. Para o levantamento de dados, foi utilizada a observação participante,
por meio do diário de campo, onde os estudantes foram observados durante a
aplicação do jogo GraphoGame. Os dados foram produzidos a partir da metodologia
Intera, que consiste em: Pré-Avaliação (Prova de Avaliação da Consciência
Fonológica -Forma A), Aplicação do aplicativo (Interações com o jogo GraphoGame)
e Pós-Avaliação (Prova de Avaliação da Consciência Fonológica - Forma B). A
análise dos dados desta investigação é qualitativa. O estudo torna-se importante por
apresentar dados relacionados ao uso do aplicativo GraphoGame na aprendizagem
dos estudantes com deficiência intelectual, considerando as potencialidades nos
processos de leitura. Com isso, poderá cooperar para sanar a carência de pesquisas
que comprovem a eficácia da utilização do aplicativo no Brasil, país integrante do
ranking mundial em downloads. Por fim, pode-se constatar a partir da discussão dos
resultados e análise dos dados que o aplicativo GraphoGame se configura uma
ferramenta potencial de aprendizagem para auxiliar o professor em seu
planejamento durante o processo de alfabetização de estudantes com Deficiência
Intelectual. Pois, pode contribuir para o desenvolvimento da consciência fonológica e
estimular o ato de aprender por meio de sua característica tecnológica, lúdica e
prazerosa.
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