As potencialidades do uso do aplicativo GraphoGame para os estudantes com deficiência intelectual
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Data
2023-11-08Autor
Silva, Cristiane Gonçalves da
Primeiro membro da banca
Picada, Ângela Balbina Neves
Segundo membro da banca
Bridi, Fabiane Romano de Souza
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Este estudo, vinculado à linha de pesquisa Educação Especial, Inclusão e
Diferença do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e do Grupo de
Pesquisa Interdisciplinar em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria,
parte da seguinte questão norteadora: como o GraphoGame colabora para a
aprendizagem de estudantes com Deficiência Intelectual? Diante disso, o objetivo
geral é analisar as potencialidades do uso do GraphoGame na aprendizagem de
estudantes com Deficiência Intelectual. A metodologia caracteriza-se como pesquisa
qualitativa, de natureza básica, do tipo exploratória e descritiva e quanto aos
procedimentos metodológicos como pesquisa participante. Os sujeitos são
estudantes com deficiência intelectual, que frequentam o Atendimento Educacional
Especializado, do 3º ao 7º ano do Ensino Fundamental com idades entre oito e
quinze anos. Para o levantamento de dados, foi utilizada a observação participante,
por meio do diário de campo, onde os estudantes foram observados durante a
aplicação do jogo GraphoGame. Os dados foram produzidos a partir da metodologia
Intera, que consiste em: Pré-Avaliação (Prova de Avaliação da Consciência
Fonológica -Forma A), Aplicação do aplicativo (Interações com o jogo GraphoGame)
e Pós-Avaliação (Prova de Avaliação da Consciência Fonológica - Forma B). A
análise dos dados desta investigação é qualitativa. O estudo torna-se importante por
apresentar dados relacionados ao uso do aplicativo GraphoGame na aprendizagem
dos estudantes com deficiência intelectual, considerando as potencialidades nos
processos de leitura. Com isso, poderá cooperar para sanar a carência de pesquisas
que comprovem a eficácia da utilização do aplicativo no Brasil, país integrante do
ranking mundial em downloads. Por fim, pode-se constatar a partir da discussão dos
resultados e análise dos dados que o aplicativo GraphoGame se configura uma
ferramenta potencial de aprendizagem para auxiliar o professor em seu
planejamento durante o processo de alfabetização de estudantes com Deficiência
Intelectual. Pois, pode contribuir para o desenvolvimento da consciência fonológica e
estimular o ato de aprender por meio de sua característica tecnológica, lúdica e
prazerosa.
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