Jornada: tarô como jogo narrativo não linear
Abstract
O presente trabalho tem como objetivo elaborar uma narrativa não linear interativa, baseada no Tarô, um baralho com 78 cartas utilizado majoritariamente por cartomantes com o intuito oracular e divinatório, assim como também atrelado a ordens esotéricas do século XVIII, por intermédio da Cabala. Com o objetivo de escrever e estruturar uma forma de se desenvolver essa narrativa, se utilizou da metodologia proposta por Marcelo La Caretta (2021), para a construção da estrutura de eventos e consequências, derivada da Árvore da Vida, e dos conceitos discutidos por Luiz antonio de Assis Brasil (2019) para a construção dos personagens e do enredo. Para se restringir significativamente os significados das cartas do Tarô e dos conceitos da Cabala, se utilizou também da Jornada do Herói, explicada para escritores, por Vogler (2015). Finalmente foi necessário prototipar esse jogo narrativo, para isso foi se pensado a utilização da plataforma do Figma e em seus aspectos de design, mais especificamente a tipografia, cores, movimento e ilustração. Para esse protótipo foi desenvolvido um capítulo com três caminhos para uma das personagens jogáveis do jogo, a Yolanda. Esse é um projeto com intenções de desenvolvimento futuro, tanto da escrita da narrativa, como da veiculação e divulgação, assim como também forma de financiamento. Esse projeto é complexo, mas aqui se pode ter com o produto final a ideia geral que será desenvolvida no futuro.