A construção do discurso do ensino de filosofia no Brasil: uma analítica acerca da constituição epistemológica do campo
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Data
2023-12-15Primeiro membro da banca
Velasco, Patrícia Del Nero
Segundo membro da banca
Gelamo, Rodrigo Pelloso
Terceiro membro da banca
Salva, Sueli
Quarto membro da banca
Gallina, Simone Freitas da Silva
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A presente tese insere-se na Linha de Pesquisa 2 – Políticas Públicas Educacionais, Práticas Educativas e suas Interfaces, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal de Santa Maria. Seu objetivo geral consiste em analisar como os saberes da Filosofia e da Educação constituem a produção de um discurso sobre ensinar filosofia no Brasil, considerando a criação e as produções do GT Filosofar e Ensinar a Filosofar da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF), no período de 2006 a 2022. Situa-se na intersecção de pesquisas históricas e epistemológicas, cuja finalidade reside em descrever a historicidade do referido GT, demonstrando a consolidação de uma comunidade de investigação em ensino de filosofia em nosso país, bem como identificar e analisar os enunciados sobre filosofar e ensinar a filosofar que emergem no referido período, e problematizar as relações entre os discursos de duas ciências de referência que constroem o campo epistêmico do ensino de filosofia: filosofia e educação. Por meio da perspectiva foucaultiana da análise de discurso e com inspiração no método arqueogenealógico, foram analisadas 176 pesquisas, sendo 135 dissertações de mestrado e 41 teses de doutorado em/sobre ensino de filosofia, orientadas pelos(as) 56 professores(as) que integram o GT Filosofar e Ensinar a Filosofar da ANPOF. Problematizou-se o discurso “filosofia do ensino de filosofia” e os enunciados que são postos em circulação para a configuração epistemológica da área, demonstrando a primazia da filosofia e do filósofo como enunciados assépticos que tendem a relegar as ciências da educação. Realizou-se uma análise de discurso dos termos que constituem o campo do ensino de filosofia, a fim de explicitar que as relações entre filosofia e educação o subscrevem como um campo filosófico-educacional. Ademais, demonstrou-se a constituição do saber ‘ensino de filosofia’ como um conhecimento historicamente sujeitado à filosofia profissionalizada. Por fim, foram demarcados alguns enunciados que estão presentes na composição de um discurso sobre ensinar filosofia no Brasil, considerando uma analítica por regiões e estados brasileiros.
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