Educação física para a saúde: pensando algumas possibilidades para o novo ensino médio gaúcho
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Data
2024-03-19Primeiro coorientador
Carlan, Paulo
Primeiro membro da banca
Duarte, Gustavo de Oliveira
Segundo membro da banca
Gomes, Ivan Marcelo
Metadata
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Este trabalho tem como objetivo discutir a educação para a saúde na Educação Física escolar com foco no Novo Ensino Médio Gaúcho, dando ênfase aos processos educativos, à formação humana e à escola, buscando compreender quais as possibilidades e potencialidades da educação para a saúde na Educação Física escolar. Este trabalho foi desenvolvido com metodologia bibliográfica e documental, amparado em bases teóricas que exploram a emancipação pela educação e discutindo a saúde, principalmente através de características sociais e culturais, de modo a tentar compreender quais as possibilidades da educação para a saúde na Educação Física escolar no Novo Ensino Médio, utilizando, para isso, o documento normativo Base Nacional Comum Curricular e o material de apoio de professores do Novo Ensino Médio Gaúcho na área de Linguagens e suas Tecnologias. Interpretando o que foi discutido sobre educação para a saúde e do que estabelecem os documentos analisados, foi possível perceber uma dualidade: por um lado, a Educação Física escolar tem amplas possibilidades para problematizar a saúde em suas aulas, por diferentes perspectivas e meios; por outro, existe uma assimetria entre a Base Nacional Comum Curricular e o Novo Ensino Médio Gaúcho, e que parte significativa dos conteúdos da Educação Física escolar pode não estar presente pela baixa carga horária da disciplina no primeiro ano do Ensino Médio e pela possível não oferta das trilhas formativas da área de Linguagens e suas Tecnologias, que ocorrem no segundo e terceiro anos.
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