Educação física para a saúde: pensando algumas possibilidades para o novo ensino médio gaúcho
Fecha
2024-03-19Primeiro coorientador
Carlan, Paulo
Primeiro membro da banca
Duarte, Gustavo de Oliveira
Segundo membro da banca
Gomes, Ivan Marcelo
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Este trabalho tem como objetivo discutir a educação para a saúde na Educação Física escolar com foco no Novo Ensino Médio Gaúcho, dando ênfase aos processos educativos, à formação humana e à escola, buscando compreender quais as possibilidades e potencialidades da educação para a saúde na Educação Física escolar. Este trabalho foi desenvolvido com metodologia bibliográfica e documental, amparado em bases teóricas que exploram a emancipação pela educação e discutindo a saúde, principalmente através de características sociais e culturais, de modo a tentar compreender quais as possibilidades da educação para a saúde na Educação Física escolar no Novo Ensino Médio, utilizando, para isso, o documento normativo Base Nacional Comum Curricular e o material de apoio de professores do Novo Ensino Médio Gaúcho na área de Linguagens e suas Tecnologias. Interpretando o que foi discutido sobre educação para a saúde e do que estabelecem os documentos analisados, foi possível perceber uma dualidade: por um lado, a Educação Física escolar tem amplas possibilidades para problematizar a saúde em suas aulas, por diferentes perspectivas e meios; por outro, existe uma assimetria entre a Base Nacional Comum Curricular e o Novo Ensino Médio Gaúcho, e que parte significativa dos conteúdos da Educação Física escolar pode não estar presente pela baixa carga horária da disciplina no primeiro ano do Ensino Médio e pela possível não oferta das trilhas formativas da área de Linguagens e suas Tecnologias, que ocorrem no segundo e terceiro anos.
Colecciones
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: