Organização do trabalho pedagógico na escola da infância/creche e o uso dos registros audiovisuais: contribuições docentes
Date
2023-12-18Primeiro coorientador
Lima, Graziela Escandiel de
Primeiro membro da banca
Cardonetti, Vivien Kelling
Segundo membro da banca
Powaczuk, Ana Carla Hollweg
Metadata
Show full item recordAbstract
Este estudo contempla a investigação desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional/ Mestrado Profissional da Universidade Federal de Santa Maria, (UFSM), integrando a Linha de Pesquisa 2 (LP2): Gestão Pedagógica e Contextos Educativos. Esta pesquisa tem como temática “Organização do trabalho pedagógico e o uso dos registros audiovisuais na escola da infância/creche”. A pesquisa deste tema representa a inquietação da pesquisadora acerca do trabalho pedagógico com bebês e crianças bem pequenas e sobre o uso dos registros audiovisuais no cotidiano da creche. O objetivo principal é compreender as relações entre a organização do trabalho pedagógico na creche e a potencialidade dos registros audiovisuais. Na investigação aborda-se também o termo “contextos emergentes”, pois se acredita que estes influenciam os modos de ser e fazer docentes (Bolzan, 2016). Esta pesquisa foi realizada por meio de entrevistas narrativas e rodas de conversas como estratégia metodológica para a produção dos dados. Os sujeitos participantes do estudo foram seis professoras que atuam na Educação Infantil, etapa creche da Rede Pública de Ensino Municipal de Santa Maria. Para sustentar a investigação, a metodologia proposta está assentada na pesquisa qualitativa com abordagem narrativa sociocultural, alicerçada nos estudos de Vigotski (2007), Freitas (2006), Bolzan (2001, 2002, 2006 e 2019), Clandinin e Connelly (2011) dentre outros. A escolha por esta metodologia emerge da ideia de que o sujeito possa expressar seu modo de pensar sobre aquilo que desenvolve e, consequentemente, seja capaz de levar em conta a sua própria experiência e a experiência do outro nesse processo relacional. Nesta direção, a pesquisa foi realizada em duas etapas de investigação. Na primeira, desenvolveu-se as entrevistas narrativas com as participantes. A segunda etapa contou com a realização das rodas de conversas. As entrevistas e as rodas de conversas foram baseadas em tópicos guia, os quais serviram como ponto de partida para o estabelecimento do diálogo (Bolzan, 2019). A partir das entrevistas e das rodas de conversas buscou-se dialogar sobre o trabalho pedagógico na creche e o uso dos registros audiovisuais. Para a reflexão do trabalho pedagógico e acompanhamento do desenvolvimento dos bebês e crianças bem pequenas, apresentou-se como produto, um roteiro com pautas/elementos de observações para a escola da infância/creche a partir dos registros audiovisuais. Este roteiro foi construído a partir dos vídeos disparadores trazidos pelas participantes da pesquisa como estratégias de escuta atenta e do olhar sensível e pensante.
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